AURICULOTERAPIA E TRIGRAMAS NOS TRATAMENTOS DAS EMOÇÕES.

Existem três  acupuntura auricular no mundo duas mais conhecidas  Auriculoterapia Chinesa e Francesa,  e a terceira a  Auriculoterapia dos Micromeridianos essa técnica criada na França entre os anos 50 e 70 pelo casal Boris de Bardo e Ludmilla de Bardo através de meditação faraônica, essa meditação era feito ao pôr do sol, com os dedos formando um triangulo, em cima do terceiro olho. A técnica chegou as mãos do professor Célio Pasqua em 1983, em uma viagem para a França, nesta viagem ele conheceu Boris e comprou a cartografia dos micromeridianos e também alguns livros para testar os efeitos da técnica em seus pacientes, no Brasil.

No início Célio teve muita dificuldade para localizar os pontos pela anatomia da orelha, então começou a usar o pêndulo, para ter mais precisão nos pontos, fez vários testes com os pontos nos micromeridianos, e percebeu que as respostas eram muito eficazes e imediatas.

Atendeu muitos pacientes presencial e a distância, por muitos anos, com micromeridianos, em 2001, conheceu a sua aluna Eloneide Marques e juntos começaram a pesquisar os pontos e trajetos que faltavam no mapa original e aplicar na orelha, as mesmas técnicas da acupuntura sistêmica.

Na orelha, estão refletidos os  14 meridianos que existem no corpo,  pulmão, coração, fígado, vesícula biliar, rim, triplo aquecedor, vaso concepção, vaso governador, intestinos delgados e grosso, estômago, bexiga, baço-pâncreas e circulação sexo, todos os pontos referentes a eles, assim como as técnicas de  vasos maravilhosos, tonificação e sedação, canais distintos, pontos de alarme e assentimento, pontos mestres e também os pontos mentais e emocionais que estão localizados no corpo, no trajeto do meridiano da Bexiga, na segunda linha a três tsun lateral a coluna vertebral, no qual, vamos falar sobre aplicação desses pontos na Auriculoterapia dos Micromeridianos

Para a Medicina Tradicional Chinesa as emoções em excessos, são estímulos mentais que perturbam os órgãos e desestabilizam suas almas, atrapalhando o livre fluxo do Qi no corpo. Cada órgão tem sua emoção correspondente que em nível de equilíbrio faz parte da condição normal do ser humano de ação e reação.

O fígado tem uma emoção que é a raiva e nele reside de uma Alma chamada Alma Etérea –  Houn.

O Coração tem emoção de alegria e nele habita – Alma Mente -Thân

O Baço- Pâncreas tem a emoção preocupação e nele mora Alma Inteligência –  Yi .

A emoção nos Pulmões é tristeza e ele abriga – Alma Corpórea – Po.  

Já os Rins a emoção é medo e ele aconchega Alma Força de Vontade – Zi.

Cada  órgãos do corpo humano, precisa estar em perfeito funcionamento energético e físico para aquecer, transportar, transformar, reter, nutrir dispersar, drenar e circular os líquidos orgânicos, assim como as emoções também precisam estar em perfeitas condições para que as “Almas “ encontrem nos órgãos, o repouso que necessitam.

Se por ventura não houver equilíbrio entre as almas e os órgãos, seja por desequilíbrio emocional, orgânico ou hereditário, essa pessoa terá sérios problemas a nível emocional que afetar a sua vida diária. Nestes casos é possível punturar alguns pontos que se relacionam diretamente com a alma dos órgãos, para restabelecer uma maior harmonia entre ambos.

A técnica dos pontos mentais e emocionais são usados na acupuntura sistêmica como já mencionei, e na Auriculoterapia dos Micromeridianos, esse pontos estão localizados na orelha direita, no mini trajeto do meridiano da bexiga que percorre uma ampla área auricular, que vai desde o lóbulo da orelha passa pelo anti hélix, hélix superior e inferior, fossa triangular e termina na escafa. O meridiano do vaso concepção percorre o anti tragos na parte externa e interna.

Os pontos de comunicação com as almas dos órgãos são: B42 (Pohu) B44 (shentang)   B47(Hunmen)   B49 (Yishe) B52 (Zhishi) e no ponto VC17 (Danzhong), por esse  ponto ser o receptor energético, do meio no qual nós vivemos.  

Todas as emoções externas, são recebidas pelo corpo, através do VC17. Em algumas pessoas, esse ponto é muito sensível e dolorido formando “cordão, nódulos” na região.

O tratamento para depressão e ansiedade é feito com aplicação dos trigramas nos pontos dos micromeridianos, com a técnica de Acupuntura Digital Trigramas Chineses, criada em 2016, no Brasil, pelo casal Adalbert Ribeiro e Eloneide Ferreira Marques, baseada no I Ching – Trigramas, na Múmia Ötzi e na Acupuntura.

Para aplicar a técnica o terapeuta precisa ouvir as queixas do paciente, faz o diagnóstico baseado nos preceitos da Medicina Chinesa, entrega na mão do paciente, as oito cartas com o desenho dos trigramas, para que o paciente entre em contato com a energia do Baguá. Em seguida o terapeuta pergunta ao corpo do paciente, qual trigrama ele necessita naquele momento, para equilibrar a emoção em desequilíbrio, o paciente tira uma das cartas, e a carta escolhida será o trigrama a ser desenhado  nos pontos emocionais, na aquela semana.

O tratamento é feito com o desenho do trigrama no micropore, programado o cristal, e aplicado nos pontos dos micromeridianos de acordo com o protocolo abaixo. Uma vez por semana.

Um protocolo por semana, de acordo com a questão emocional do paciente.

Abaixo os 5 protocolos.

  1. B52, B23 VC17 B47
  2. B52, B23, VC17, B44
  3. B52, B23, VC17, B42
  4. B52, B23, VC17, B49
  5. B52,B23, VC17

A técnica dos pontos mentais e emocionais sempre buscamos ancorar o paciente e reforçando a força de vontade e proposito.

Pontos Mentais e emocionais nos pontos dos micromeridianos com trigramas

Eloneide Ferreira Marques

É autora do Auriculoterapia dos Micromeridianos 2012, coautora do livro Os Meridianos na Orelha e as Técnicas Sistêmicas, lançado em 2007

É autora da técnica Acupuntura Digital Trigramas Chineses, 2016, juntamente com Adalbert Ribeiro

Acupunturista formada pelo Ceata 2000

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi 2010

Pós Graduada em Fisiologia Humana Braz Cubas 2020

Docente em Acupuntura Bioenergética pelo CEMETC – Espanha