Você já parou para pensar porque nos preocupamos com a saúde apenas quando há a perda dela? Porque não criamos o hábito de cuidá-la, preservá-la?

Na verdade, atualmente, vejo as pessoas mais preocupadas e interessadas por esse assunto, mas como de fato podemos cuidar da nossa saúde?

Quando falo de manter a saúde não estou me referindo apenas ao aspecto físico. Pois, tão ou mais importante, é cuidarmos também dos aspectos mental, espiritual e social.

Entendendo como a energia é formada segundo a Medicina Chinesa

A Energia (Qi) Pré Celestial, também conhecida como Essência (Jing) é formada quando somos concebidos (recebemos 50% da energia da mãe e 50% da energia do pai),mas ela não pode ser reposta, portanto, devemos retardar o seu consumo mantendo uma vida regrada.

 Entretanto, a energia que devemos utilizar no dia a dia é conhecida como Energia (Qi) Pós Celestial, derivada dos alimentos e bebidas que ingerimos e da nossa respiração, não esquecendo de que a forma como vivemos (emocional, trabalho, relacionamentos) também interfere na qualidade dessa energia.

Através da energia (Qi) Pré Celestial + a energia (Qi) Pós Celestial se forma a energia (Qi Original), que é responsável por nutrir nosso corpo e circular pelos meridianos. Essas energias são armazenadas no Rim

Para falarmos de doença precisamos definir o que é saúde.

Quando a energia interna do nosso organismo está equilibrada e em harmonia com as energias do ambiente estamos saudáveis, portanto, não existe dor e nem doenças.

Como adoecemos?

Segundo a Medicina Chinesa o desequilíbrio geral ou adoecimento se dá a partir de:

  • Fatores climáticos (vento, frio, calor, secura, umidade e calor de verão) que podem penetrar o corpo causando sintomas e doenças.
  • Fatores emocionais (raiva, alegria, preocupação excessiva, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque)
  • Estilo de Vida (má alimentação, excesso de trabalho, excesso de atividade física/sedentarismo, excesso de atividade sexual).

Um ou mais desses fatores citados acima poderão levar a um desequilíbrio das energias Yin e Yang e na circulação dos canais dos meridianos, nos deixando mais suscetíveis às doenças.

Como podemos perceber, estamos o tempo sendo ameaçados por esses fatores. Então, o que nos protege desses ataques? A condição do nosso equilíbrio energético. Quanto melhor a nossa condição energética, melhor nossa proteção.

O que é preciso fazer manter o equilíbrio energético?

Além de uma boa alimentação, atividade física de leve a moderada e uma vida regrada, a Acupuntura é uma ferramenta importante e muito eficaz para manter e/ou melhorar a qualidade da energia que percorre nos meridianos, nutrindo assim órgãos, vísceras e outras estruturas como ossos, músculos, sangue, entre outros.

Você precisa saber disso:

Não adianta se preocupar com a alimentação saudável, ser praticante de atividade física e entretanto, continuar cultivando pensamentos e atitudes tóxicas.

Saiba que maneiras positivas de se relacionar e viver; olhar a vida com humor e positividade, a prática da gratidão, empatia e amor, alimentam a nossa Alma e a nossa essência. Contribuindo também para a nossa saúde.

Respondendo então a pergunta, Acupuntura: Prevenção ou Tratamento?

Ambos, a Acupuntura tanto previne quanto melhora o estado geral, pois através da aplicação das agulhas (podem ser utilizados também, magnetos, sementes, laser,cromoterapia) em pontos determinados pelo terapeuta de acordo com a queixa e diagnóstico energético do paciente, irá trabalhar o equilíbrio energético dos meridianos e também irá atuar na questão emocional.

Porém, normalmente quando o paciente procura a Acupuntura, já possui dores, sintomas ou até mesmo doenças crônicas. Ainda assim, excelentes resultados são alcançados e recomenda-se sessões de manutenção após a sua melhora.

Recomendo que se faça uma sessão de Acupuntura para prevenção, ao menos umas 4 vezes ao ano, de preferência um pouco antes das mudanças de estação, de forma a fortalecer o corpo para a secura do outono, frio do inverno, vento da primavera e calor do verão.

Como diz o ditado: É melhor prevenir do que remediar.

Encontre o equilibrio com a Acupuntura.

Raquel D. Tomita Elias. Fisioterapeuta, Acupunturista e Terapeuta Floral

Email: raqueltomita@gmail.com