Há algum tempo, pesquisamos e divulgamos   conexões, através das ervas, da Cultura Popular Brasileira com a Medicina Chinesa. Uma expressão muito utilizada em nosso dia a dia é o “OLHO GORDO”, que simplificadamente sintetiza (1) transmissão de energia negativa com os olhos.

De acordo com nossas pesquisas, essa transmissão pode estar relacionada a um desequilíbrio nas Almas Vegetativas, abordagem   psicoemocional da medicina chinesa. Em especial com o Fígado – Hun, Alma Etérea, onde consideramos residir a Alma como conhecemos no ocidente, cuja emoção é a Raiva e a expressão externa são os olhos.

Esta desarmonia, proveniente por exemplo de um excesso de Raiva, pode provocar efeitos no corpo físico: dores de cabeça por exemplo e, nos corpos sutis:(duplo etérico, perispírito, etc.): desânimo, arrepios, pesadelos entre outros. tendo como consequência, possível   comprometimento do equilíbrio necessário de nossas energias físico- espirituais.

Uma ERVA que ajuda preventivamente no sentido de harmonizar e desintoxicar o Fígado, é o (2) BOLDO (plectranthus barbatus) que também é digestivo e ajuda a acalmar. Energeticamente, esta erva ajuda no desenvolvimento e aprimoramento da intuição.

Pode ser utilizado na forma de chá ou como escalda pés. Neste caso, temos alguns pontos importantes de acupuntura (TING – Pés) relativos ao Fígado, Vesícula, e Baço, nos membros inferiores.

Não deve ser utilizado diante de qualquer patologia relacionada ao Fígado e na gravidez. Sempre consulte antes um profissional da saúde para avaliações.

Roberto S. Oliveira

Idealizador e coordenador das Terapias Aromas do Caminho..

Consultas bibliográficas:

1 – ROSS, Collin A. Campos de Energia Humanos Uma Nova Ciência e Uma Nova Medicina. São Paulo 2012. Editora Cultrix.

2 – FRANCESCHINI, Sergio Filho. Plantas Terapêuticas. São Paulo – Organização Editora Andrei Ltda.