Cavalinha: uma erva mágica

A Cavalinha é uma planta medicinal, também conhecida como Cavalinha-dos-campos, Cauda-de-cavalo ou Cola-de-cavalo, sendo muito utilizada como remédio caseiro para estancar hemorragias, menstruações abundantes e glaucoma.

O nome científico da Cavalinha é Equisetum Arvense e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais como também em algumas farmácias de manipulação na forma de planta ou em cápsulas.

A forma mais consumida da Cavalinha é em chá, sendo este considerado um ótimo diurético, podendo ajudar no processo de emagrecimento bem como no combate de inchaços por retenção de líquidos.

A Cavalinha possui ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, remineralizante, antirreumática, antioxidante, digestiva, antimicrobiana e antidiarreica, podendo ser utilizada com diversos objetivos, como por exemplo:

  • Auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, como nefrite, cistite e infecções urinárias;
  • Diminuição do fluxo menstrual abundante;
  • Diminuição da queda de cabelo;
  • Auxiliar no tratamento de reumatismo, artrite e gota;
  • Diminuição da pressão arterial.
  • Sintomas de estresse, ansiedade e variações de humor.

A cavalinha tem sido muito utilizada no tratamento do Glaucoma, e tem apresentado excelentes resultados.

Juntamente com chá da cavalinha, indica-se aos Acupunturistas a utilização dos pontos F1/BP1 e sangria em ID1.

Modo de usar

Durante o primeiro mês, tomar 3 xícaras ao dia, após esse primeiro mês, 2 xícaras ao dia. E ao estabilizar a pressão ocular, ingerir apenas 1 xícara ao dia.