Quando pensamos em crianças, independente da faixa etária, logo pensamos em brincar!

Uma palavra cantada, um sorriso, um movimento de balancear da cabeça ou o “arregalar” dos olhos já demonstra a nossa capacidade de criar ao redor da criança um misto de estimulação X brincadeira. A importância do lúdico é fundamental para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Portanto, a dedicação de pais e cuidadores, aqueles 10 minutinhos diários que com o tempo passam a ser 20, 30 minutos até horas, respeitando a idade de criança e suas necessidades fisiológicas: sono, fome, é que ditarão a performance da criança com a vida.

Você tem curiosidade em aprender qual a melhor forma de estimular seu bebê, sua criança?

Então, venha mergulhar neste fantástico mundo infantil da busca curiosa pelo novo.

A primeira questão é: como brincar com meu bebê? Vamos falar mês a mês das necessidades do bebê!

Mas, antes vamos esclarecer a importância do meio que o bebê vive. É ele, o ambiente, que pode ser ou não favorecedor. Sendo o desenvolvimento motor um processo contínuo que acontece ao longo da vida e que está intimamente dependente da interrelação com o mesmo, cabe a nós pais, educadores, cuidadores, favorecer este longo caminho a percorrer. Acompanhar as mudanças das habilidades que ocorrerão naturalmente neste processo é um misto de aprendizado e encantamento.

Curiosamente na Medicina Tradicional Chinesa, o desenvolvimento do bebê desde a sua concepção está diretamente relacionado com a energia que este recebe dos seus pais – o JING: energia ancestral que determinará o nível de vitalidade do bebê energética e constitucionalmente.    Por essa razão os futuros pais precisam evitar o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas, dar preferência aos alimentos ricos energeticamente, coloridos e com variações dos sabores. A Medicina Chinesa valoriza principalmente hábitos de vida saudáveis baseadas na dietoterapia chinesa, e atividades que permitam uma boa circulação energética e assim favorecer essa futura criança que será formada a partir de matérias genéticas e energéticas saudáveis.

O momento da concepção é sem dúvida o momento mais crucial desta transferência energética. Não obstante está a importância da vitalidade da mãe durante a gestação; como é a energia da mãe que nutre este concepto durante seu desenvolvimento intrauterino? E pós nascimento? Tem essa mãe energia suficiente para nutrir seu bebê?

Muitos assuntos se entrelaçam no esclarecimento do Universo infantil, sempre brincando de estimular. E viva o brincar!

Universo Infantil: brincando de estimular
Brincando de estimular: explorando os objetos
Brincando de estimular: o olhar da criança vai além, é pura observação!
Universo Infantil: brincando de estimular
Brincando de estimular: Interação com o meio
Brincando de estimular: criando o próprio aprendizado
Universo Infantil: brincando de estimular
Brincando de estimular: Alegria!