Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a Beleza é a manifestação externa da Harmonia interna que aflora pela pele através do brilho e da maciez, manifesta-se no corpo através do tônus e trofismo muscular, da leveza harmoniosa dos movimentos, e da adequada distribuição de gordura corporal, mas principalmente um “Estado de Espírito e Equilíbrio” promovidos pelo livre fluxo de Qi e Xue, energias que nutrem além do Corpo, a Mente, a Alma, e o Espírito (Shen).

Os Cinco Elementos e a Beleza:

  • Madeira: Harmonia dos movimentos e tonicidade tendínea (corpo flexível), força e crescimento das unhas, hormônios e suas ações fisiológicas.
  • Fogo: Controla os vasos sanguíneos, promove a circulação sanguínea e linfática evitando edemas, celulite, e varizes.
  • Terra: Governa a digestão, distribuição da gordura corporal (gordura localizada, obesidade, celulite), trofismo muscular (flacidez muscular), mantém o sangue dentro dos vasos (varizes, e hemorragias).
  • Metal: Distribuição dos líquidos orgânicos (jin Ye), promove brilho e nutrição da pele, cabelos e pelos corporais (Maciez, hidratação).
  • Água: Coloração dos pelos e cabelos, estrutura óssea (Jing), dentição forte e bonita, age na drenagem dos líquidos e toxinas, promove a diurese.

12 Pontos de Acupuntura que promovem benefícios estéticos:

F8 Ququan (“nascente em curva”)

  • Ponto de tonificação, revigora e nutre o Xue (sangue) do Gan (fígado) acalmando assim o Yang. Harmoniza a menstruação e age nas regulações hormonais. Produz Xue (sangue) em processos pós cirúrgicos e em situações de isquemia, nutre os músculos e os meridianos.
  • Útil em tratamentos de celulite, tratamentos em pós cirurgias plásticas, edemas, flacidez, e má circulação (F8 + BP6 + BP9 + BP10 + VB30 + B10).

VB14 Yangbai (“yang branco”)

  • Acalma a ação do Yang do Gan (fígado) na cabeça, limpa vento interno, produz brilho nos olhos, trabalha os desvios oculares, e a assimetria das pálpebras.
  • Em tratamentos de Acupuntra Estética é importante para acalmar a contratura dos músculos epicrânios frontais da testa, evitando a formação de rugas, assim como, expressões que demonstram “intolerância e braveza”. Acalma e clareia os olhos reduzindo olheiras e bolsas suboculares. Para obter quaisquer desses dois resultados podemos usar (VB14 + yin Tang + Toukwangming + Yuyao + B2 + TA23).

C5 Tongli (“comunicação interior”)

  • Ponto Lo de Xin, regulariza Qi (energia) e remove calor, harmonizando a circulação de Xue (sangue), acalmando hemorragias, inflamações, e edemas de calor.
  • Em Acupuntura Estética é útil para acalmar a mente e induzir ao sono reparador (C5 + CS6 + yin Tang), e em processos de inflamação da face (C5 + IG4 + P7).

ID18 Quanliao (“fenda zigomática”)

  • Limpa vento e expele calor que invade a face.
  • Em tratamentos de acupuntura estética acalma contraturas de músculos faciais, e tiques nervosos, promove simetria muscular, trata a vermelhidão e manchas na face, sendo bastante eficaz em tratamentos de melasmas e lesões labiais. Para “levantar as maças do rosto” (TA3 + IG20 +ID18+ agulhamento acompanhando o osso zigomático +ou- 1,5 tsun lateral de ID18: “chiancheng” extra 29, localizado à 0,5 tsun abaixo e 1 tsun anterior ao lobo auricular). 

CS6 Neiguan (“porta do interior”)

  • Ponto Lo de Pericárdio, trata as disfunções internas do corpo, harmoniza o Fei (pulmão), e acalma a mente e o epírito (Shen).
  • Muito utilizado em tratamentos estéticos, por ser importante nos estados emocionais, combatendo o stress, a produção dos radicais livres, e evitando o envelhecimento precoce. Contra a angústia e depressão (CS6 + VC17 + E8).

TA3 Zhongzu (“ilha do meio”)

  • Ponto de tonificação, clareia sintomas de calor na cabeça e face, controla a subida do yang do Gan (fígado).
  • É um ponto importante no tratamentos de inflamações, pruridos, e vermelhidão da face.   Muito útil no tratamento da acne rosácea (TA3 + IG4 + P7). Age também em inflamações dos ouvidos (Otites) e garganta. Ponto bom para “limpar rouquidão da voz” (TA3+P11).

BP10 Xuehai (“mar de sangue”)

  • Esfria, regualariza, e revigora o Xue (ação na harmonização da menstruação e menopausa).
  • Usado em tratamentos de acupuntura para rejuvenescimento, acne, emagrecimento e celulite por sua ação em renovar o Xue (sangue) e movimentar o Qi (BP10 + BP6 + F8 + B17).

E25 Tianshu (“pilar celestial”)

  • Ponto Mo (alarme) de intestino Grosso, regula as funções de intestino, estômago e baço, eliminando umidade e acalmando calor no sistema digestivo. Acalma e abre os “orifícios da mente ( Shen)”
  • Trata a distenção e também o  acúmulo de gordura abdominal, promove função intestinal, e atua no processo de emagrecimento e redução abdominal (E25+ TA8 + E40 + E36 + BP9  +VC9   juntos limpam umidade e muco, facilitam a função digestiva, e removem estagnações de  Qi e Xue).

P7 Lieque (“brecha divergente”)

  • Promove a circulação de wei Qi (energia defensiva), protegendo o corpo da penetração de vento calor e vento frio, controla a dispersão e descida de Qi do Fei, e abre a via das águas.
  • Promove hidratação e proteção da pele, sendo muito utilizado para todas as patologias que acometem esse tecido, e para fortalecer a imunidade em pacientes com lúpus, psoríase, vitiligo… (P7+ B24 Qihaishu “buraco mar de energia” +  VC4 Guanyuan “portal do Yuan Qi” +VC6 Qihai “mar de energia” +  VC17 Shangzong “meio do tórax” mestre de Qi).

IG4 Hegu (“vale da junção”)

  • Acalma vento e calor, dispersa o Qi do Fei (pulmão), regulariza o Wei Qi (energia defensiva), limpa calor dos intestinos, beneficia os olhos, nariz, as orelhas e a boca.
  • Muito utilizado em acupuntura estética para promover o funcionamento intestinal, e acalmar a mente (IG4 + TA8 + E25 + CS6). Age em diversas disfunções digestivas, e faciais, sendo aplicado tanto em tratamentos de emagrecimento, como em tratamentos estéticos para a face. Nutre a pele e a musculatura do rosto (IG4 + P7).

R9 Zhubin (“casa do hóspede”)

  • Tonifica Qi e a função dos Rins (Shen). Muito utilizado durante a gravidez, fortalece o útero e   promove beleza para o bebê, além de, conferir ao bebê energia abundante e brilhantismo, fazendo com que ele “durma durante a noite, sorria durante o dia, e tenha uma imunidade virtuosa e um corpo harmonioso segundo a literatura (Acupunture in Midwifery by Yelland).
  • Usado na acupuntura estética por promover a regeneração tecidual e acelerar a cicatrização, apresenta importante ação em tratamentos pós cirúrgicos (R9 + P7 + B17 Geshu “buraco do diafragma” mestre de Xue + B24 Qihaishu “buraco do mar de energia” + VC6 Qihai “mar de energia”).

B17 Geshu (“buraco do diafragma”)

  • Ponto Mestre de Sangue, movimenta Qi e Xue, mantém o sangue dentro dos vasos, sendo importante em todas as patologias sanguíneas.
  • Nos processos de emagrecimento é fundamental para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, age nas hemorragias interrompendo sangramentos, normaliza a circulação sendo útil em tratamentos de celulite, edemas, varizes, e fragilidade capilar. Usado para clarear manchas vermelhas na pele (B17 + BP6 + BP10 + F8).

Muitos pontos de Acupuntura são utilizados em Acupuntura Estética devido às suas ações diretas ou indiretas nas funções fisiológicas. O brilho e a tonicidade da pele, a distribuição adequada da gordura corporal, a boa circulação sanguínea e linfática, e a harmonia dos movimentos podem ser obtidos com a prática de uma vida saudável e feliz associada a tratamentos de Acupuntura habituais.