Se você tem vontade de comer doce sempre, e às vezes essa vontade fica intensa demais, saiba que a Medicina Chinesa e a Dietoterapia Chinesa podem te ajudar.

A Dietoterapia Chinesa

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Yin e o Yang e os 5 Elementos são Leis que regem a Natureza e tudo ao seu redor, ou seja, regem o Homem como um Ser dentro desta Natureza.

Cada Elemento possui órgãos e vísceras a que estão ligados e apresentam funções específicas dentro do funcionamento do corpo. Portanto, para cada elemento, temos um sabor de alimento característico:

  • Elemento Água: Salgado
  • Elemento Madeira: Ácido/ Azedo
  • Elemento Fogo: Amargo
  • Elemento Terra: Adocicado
  • Elemento Metal: Picante

Por isso que, quando a pessoa tem a vontade de comer determinado sabor, pode indicar a fraqueza de tal sistema. Por exemplo, no nosso caso aqui, a vontade de comer doce indica uma fraqueza do sistema do Elemento Terra.

O Elemento Terra é responsável pelos órgãos Estômago e Baço-Pâncreas, que produzem sangue e energia para todo o corpo. Além disso, cuida dos músculos e tecidos conjuntivos, deixando todas as estruturas do corpo no seu devido lugar. Também auxilia a concentração, foco e memória de estudos.

Sentimentos tais como preocupação, ansiedade e stress são os principais responsáveis de reduzir a energia do Elemento Terra.

Por tais motivos, o Elemento Terra enfraquecido gera a vontade de comer doces. Mas o sabor que o nutre é o adocicado, e não o doce do açúcar refinado e de produtos industrializados.

O doce vilão

O açúcar refinado é considerado tóxico dentro da Dietoterapia Chinesa, além disso é doce demais, enfraquece todo o sistema digestivo, produz umidade (acúmulo de resíduos) em excesso, esgota a energia Yang do Rim, move fortemente a energia para cima, e como resultado provoca excesso na parte superior e deficiência na parte inferior.

Como consequência, o corpo começa a produzir muco, fica hiperativo, gera aumento de peso, fadiga, desordens mentais/emocionais, tais como mesquinhez, rigidez, insegurança, passividade, depressão, melancolia, falta de vitalidade, dificuldade de se relacionar, mau humor, problemas respiratórios ou intestinais.

Vontade de comer doces

Os Alimentos indicados

Dentro da Dietoterapia Chinesa, os alimentos mais indicados para reduzir a vontade de comer doces são:

  • Cereais integrais: aveia, arroz integral, amaranto, gergelim, gérmen de trigo
  • Raízes e tubérculos: batata-doce, batata, mandioca, cenoura, inhame, beterraba.
  • Alimentos amargos: almeirão, chicória, couve-de-bruxelas, nozes.

Mas, nada melhor do que um atendimento individualizado para suprir as necessidades de cada pessoa.

doces