Vitamina C melhora vitalidade, imunidade e longevidade
Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita em pequenas quantidades. Em geral atuam como catalizadores. São ingeridas com os alimentos porque o organismo não consegue sintetizar esses compostos em quantidade suficiente.
A Vitamina C é o Ácido Ascórbico (C6H8O6), molécula pequena facilmente fabricada. Tem custo baixo. Por isso, é a vitamina mais popular do planeta. Existe a versão artificial em todas as drogarias e todos os mercados. A sua versão natural está presente em quase todos os vegetais.
Foi a primeira vitamina sintetizada, ocorreu em 1933. A China desenvolveu na década de 1960 a fermentação da glicose em 2 etapas. Atualmente é responsável por fabricar 95% da Vitamina C do planeta.
Como poderoso antioxidante, combate Radicais Livres, portanto, retarda doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular, e também protege o sistema imunológico. Assim auxilia na prevenção de Alzheimer e viroses. https://universodacuranatural.com.br/vitamina-c-e-antioxidantes/ Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são respectivamente problemas de Rim, Baço, Vento e Qi Xue.
O Ácido Ascórbico participa da Hidroxilação de várias reações bioquímicas. A principal é na produção de Hidroxiprolina, necessária na conversão do Pró-colágeno em Colágeno.
A fibra Colágena é muito importante para a sustentação do corpo, porque dá resistência aos tecidos conjuntivos, ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos. Isto fortalece os idosos, melhora as síndromes geriátricas da Instabilidade Postural e da Imobilidade, talvez até na síndrome da Incontinência Esfincteriana. Na MTC, correspondem aos problemas de Rim, Baço, Fígado e Qi Xue. Aumenta resistência da parede vascular e assim, reduz sangramentos; é uma das funções do Baço na MTC.
A Vitamina C também colabora na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neuromoduladores. Deve ajudar nas síndromes geriátricas da Incapacidade Cognitiva e Incapacidade Comunicativa. Na MTC, são alterações de Rim e Xin, junto sempre com Qi Xue.
Como todas as vitaminas, a necessidade diária é baixa, 50 a 100 mg/dia. Uma laranja, 5 morangos ou 100g de brócolis e couve são suficientes.
A carência desta vitamina provoca escorbuto. O uso prolongado de suplementação de vitamina C pode acarretar cálculos renais ou biliares. Conforme a MTC, tudo é questão de equilíbrio.
No Brasil, os vegetais com as maiores quantidades de Vitamina C são: acerola, goiaba, pimentão amarelo, pimenta, brócolis, kiwi, mamão e morango.
Wu Tou Kwang – Cirurgia Vascular, Administração Hospitalar, Geriatria, Medicina Chinesa