Onda de Vitamina C e Limão contra Infecções

Qual a validade das Vitaminas, Antioxidantes, Oligoelementos, Limão e Própolis contra Viroses, Infecções, Radicais Livres, Envelhecimento e Doenças Degenerativas?

Neste primeiro artigo, quero estabelecer as definições de Oxidação, Radicais Livres e Antioxidantes. E vou citar alguns grupos de Antioxidantes.

Oxidação

As de Oxidação e de Redução estão entre as mais comuns e importantes no universo, estando envolvidas em uma grande variedade de processos, como, por exemplo, ferrugem, respiração, digestão, reprodução e movimentação.

Os metais reagem com Oxigênio do ar, formam óxidos, causando o fenômeno de ferrugem. Assim, a palavra Oxidação significava reações químicas na presença de Oxigênio. Então, fabricam antioxidantes para evitar corrosão dos metais.

Na concepção atual, Oxidação significa reações químicas com perda de elétrons, com a presença ou ausência de Oxigênio. Libera energia na forma de calor ou eletricidade.

Entretanto, o que se interessa nas Terapias é a definição da Oxidação na Química Orgânica: a remoção de Hidrogênios e formação de uma ligação, que pode ser intramolecular ou entre um átomo da molécula e um átomo de Oxigênio.

Radicais Livres

Radicais são moléculas efêmeras formadas durante processos químicos normais. São chamados de Radicais Livres quando tiver um número impar de elétrons na sua ultima camada. Este não emparelhamento proporciona alto poder reativo rápido, que podem dar início a reações em cadeia que, quando ocorrem em células, podem danificá-las ou causar a sua morte. Por isso, os Radicais Livres precisam ser imediatamente neutralizados. Ainda bem que seres vivos ingerem ou fabricam substâncias Antioxidantes, que mantêm o equilíbrio interno e a vida.

Em situações normais, Radicais Livres são produzidos de forma controlada em todas as reações de combustão por Oxigênio para gerar energia dos nutrientes alimentares. 99% dos Radicais Livres são anulados por enzimas protetoras atualmente denominados de Antioxidantes, mais da metade pelo Ácido Úrico!

Entretanto, sob condições anômalas, Radicais Livres podem ser produzidos em maior quantidade.

Por exemplo: trabalho ou exercício físico intenso; longa exposição ao sol;

Cigarro; poluição ambiental, sonora e eletromagnética;

Alimentos com pesticidas, aditivos químicos, hormônios, antibióticos ou irradiados por raio-X, radiação ultravioleta e radiação gama; substâncias químicas alergênicas; frituras ou refinados;

Ataques por micro-organismos como vírus, bactérias, fungos e parasitas;

Estresse físico, energético, mental ou espiritual.

O aumento descontrolado de Radicais Livres pode provocar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. E também facilita o aparecimento de Viroses e Infecções.

Antioxidantes bloqueando os ataques dos Radicais Livres contra neurônios e células normais.
Ação dos Antioxidantes

Antioxidantes

Em todas as situações agressivas, trabalho, estresse, doença, trauma, cirurgia ou epidemia, precisamos de mais Antioxidantes.

A principal fonte são alimentos naturais, orgânicos e frescos!

Qualquer alimento perde rapidamente seus Antioxidantes quando exposto ao Oxigênio do ar ou quando aquecido demais. Em outras palavras, vai sendo enferrujado, oxidado. Assim, alimentos muito manipulados vêm com poucos Antioxidantes. Na industrialização, acrescentam corantes, vitaminas e oligoelementos para compensar e também aumentar os preços.

Vocês encontram nos vegetais amarelos e vermelhos os Carotenoides: cenoura, abóbora, tomate, batata-doce, espinafre, rúcula, melancia.

Na classe dos Polifenois, há o grande grupo dos Flavonoides, com flores amarelas ou vermelha azuladas. Inclui os vegetais vermelho escuros e roxos que contêm Antocianinas (açaí, mirtilo, uva, berinjela, repolho roxo); Isoflavonas (soja, ginkgo, citrus, maracujá); Catequinas (uva) com os Taninos (caqui, chá, cacau, açaí); Resveratrol (amora, framboesa, mirtilo, uva, vinho; amendoim).

Os vegetais azedos contêm ácidos cujo representante mais popular é o Ácido Ascórbico (Vitamina C), que é molécula facilmente sintetizada artificialmente. Todos conhecem alguma lista extensa de produtos com bastante Vitamina C: acerola, goiaba, pimentão, pimenta, laranja, limão, mamão, goji berry, longan, morango, kiwi, brócolis e couve.

Existem os Oligoelementos Selênio e Zinco.

A lista é grande, precisam ser citados Alicina (alho), Capsaicina (pimenta), Piperina (pimenta-do-reino), Ácido Elágico (amora, framboesa, morango), Ácido Clorogênico, Betaglucana, Ergotionina, Glutationa, Quercetina, Vitamina E etc.

Os Antioxidantes protegem nosso organismo, evitam adoecimentos, portanto, aumentam a imunidade e combatem infecções e viroses!

Wu Tou Kwang: Cirurgia Vascular, Geriatria, Homeopatia e Acupuntura https://universodacuranatural.com.br/viroses-e-terapias-alternativas/