Atualmente a hipnose na área da saúde tem ganhado espaço nas mídias devido aos grandes centros médicos como China, França, Alemanha, atuarem com a técnica como anestésico para cirurgias.

Resultado de imagem para hipnose nos hospitais da frança
Hipnose e anestesia.
https://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/11/hospitais-da-franca-substituem-anestesia-geral-por-hipnose-2.htm

Como funciona a hipnose na área da saúde.

hipnose e saúde
https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fmindfull.pt%2Fartigos%2F291-hipnose-como-terapia-alternativa-a-responsabilidade-dos-profiss

Fisiologia.

O uso da hipnose para tratamento de doenças tem sido cada vez mais frequente, pois os resultados são rápidos, seguros e eficientes.

Chamada de hipnose clínica ou hipnoterapia, trabalha no nível inconsciente do paciente e, desta forma, fica mais suscetível às sugestões do terapeuta.

Estando à um nível mais profundo, o paciente pode absorver informações que facilitam o resultado, a partir do momento que o seu lado “crítico”(consciente) fica “adormecido” dando vazão ao inconsciente.

Como sabemos, o inconsciente “esconde” informações que dificilmente conseguimos acessar no estado consciente como traumas do passado e da infância, medos de animais inofensivos ou outros medos, entre outros.

No estado de transe, o terapeuta usa ferramentas que permitem ao paciente “revelar” sentimentos e emoções reprimidas e, com isso, resignificá-las.

A forma como a hipnose funciona está diretamente relacionada a capacidade do paciente relaxar.

A mesma só ocorre quando o paciente aceita entrar em estados de relaxamento mudando seu estado mental de ondas Beta, para Alpha, Gama ou Delta, muito comum em estados meditativos.

Por isso, em nosso meio, falamos que a hipnose só é efetiva se o paciente se permite passar pelo processo.

hipnose e as ondas cerebrais
https://www.psicologiaprevitali.com.br/ondas-cerebrais/

Quais áreas ela pode beneficiar.

Com a hipnose, é possível tratar doenças psicossomáticas, diminuindo ou até eliminando sintomas como ansiedade, insonia, depressão, síndrome do pânico, TOCs, transtornos alimentares, entre outros.

Em doenças físicas(principalmente crônicas) tem sido utilizada em grandes centros médicos, com resultados efetivos de analgesia, permitindo a diminuição dos usos dos medicamentos.

Em centros cirúrgicos com anestesia, consultórios odontológicos, não só para o medo do dentista como em processos anestésicos também.

Aqui no Brasil, o Hospital das Clínicas mantem o tratamento no centro de controle de dor.

https://renatomartinelli.com.br/a-hipnose-no-hospital-das-clinicas-programa-encontro-rede-globo/

Qual a atuação do paciente com o terapeuta na hipnose.

É muito comum as pessoas que desconhecem o processo da hipnose achar que o hipnoterapeuta irá “controlar” a pessoa, isso não ocorre de forma alguma, o processo do transe só ocorre se o paciente quiser.

A forma como a hipnose funciona está diretamente relacionada a capacidade do paciente se concentrar e depois relaxar.

hipnosecomneurociencias.com

A hipnose permite que o paciente encare seus problemas de uma forma mais consciente e assim, procure mudar hábitos nocivos promovendo melhor qualidade de vida.

Nesse momento de transição em que o planeta está passando, a auto-hipnose é uma excelente ferramenta para auxiliar nos processos de angustia, ansiedade, preocupação. Você pode se beneficiar, sem precisar sair de casa. Existem profissionais da área disponibilizando videos de auto hipnose sobre o assunto. Abaixo um sugestão.

Autohipnose e Meditação guiada ,para controle de estresse e Ansiedade. henriquepuga hipnoterapeuta

https://www.youtube.com/watch?v=-ONA3TYx_ig