Imagine uma máquina incrível com múltiplas funções que como todas as outras máquinas a princípio funciona “a todo o vapor”, mas com o passar do tempo a sua potência sofre uma redução devido ao desgaste natural causado pelos anos de trabalho. Assim é o corpo humano, quando somos crianças tudo em nosso organismo acontece muito rápido, nosso metabolismo está “a mil por hora” e tudo colabora para que rapidamente o nosso corpo se reabilite quando passa por algum processo que envolve doenças ou lesões. O joelho ralado cicatriza sem que sequer notemos, emagrecemos sem muitos sacrifícios, basta diminuir um pouco o consumo dos alimentos que nos fazem engordar, o sono é suficiente para que o dia seguinte seja totalmente aproveitado, mas com o passar dos anos nosso corpo começa a sentir os efeitos da desaceleração metabólica.
Para a medicina Tradicional Chinesa (MTC) os efeitos do envelhecimento estão associados ao desgaste de Jing, uma energia ancestral que nos é transmitida pelos nossos antepassados, e envolve a diminuição do equilíbrio de energias como o Xue (sangue), Qi (energia circulante que nutre nossos órgãos e vísceras corpóreas chamados de Zang Fu), e Jin Ye (líquidos corpóreos responsáveis pela lubrificação e defesa imunológica). Para a MTC a redução do equilíbrio interno que para a medicina ocidental pode ser comparado como a Homeostase, é a causa do surgimento das doenças, assim como do envelhecimento precoce.
Ao longo dos anos diversos tratamentos são criados para tentar retardar os efeitos do envelhecimento no organismo, e a Acupuntura Estética é uma das técnicas da MTC que apresenta resultados muito efetivos nos tratamentos de disfunções estéticas como rugas, flacidez, no emagrecimento, na ativação do crescimento capilar, em redução de gorduras localizadas, e muitos outros. Na verdade, todos os benefícios estéticos da acupuntura estão relacionados à estimulação dos fatores fisiológicos do corpo humano, favorecendo não só a circulação das energias que nutrem os Zang Fu (órgãos evísceras), mas também “provocando” o organismo a voltar a produzir hormônios e substâncias reparadoras em uma velocidade bem maior.
Em tratamentos Estéticos por Acupuntura o número de agulhas aplicadas tende a ser um tanto maior, já que além de pontos de acupuntura relacionados com as disfunções tratadas, o local aonde se apresenta a disfunção normalmente recebe agulhas para promover “microlesões”. Essas pequenas lesões causadas pelas agulhas são reconhecidas pelo organismo que imediatamente aumenta a produção de substâncias anti-inflamatórias. Ao mesmo tempo, acontece um aumento na circulação sanguínea e linfática da região, nutrindo a pele, assim como o aumento na produção de fibroblastos, células que sintetizam a produção do colágeno e da elastina, e às quais a redução está relacionada diretamente com o envelhecimento da pele.
Submeter-se a um tratamento de Acupuntura Estética significa optar por técnicas simples e sem efeitos colaterais, que naturalmente estimulam o organismo a produzirem substâncias relacionadas à saúde e a beleza. Já que agora você já sabe como funciona, vale muito à pena experimentar a Acupuntura Estética para conhecer os benefícios já reconhecidos pelos Chineses há milhares de anos.