Exaustão e seu sintomas.

Exaustão corresponde a um estado onde há perda das forças físicas ou mentais, com prostração, excesso de cansaço, esgotamento.

Essas condições, quando persistentes, são citadas como estados patológicos ou negativo.

Muitas vezes confundido com o cansaço, que é um estado de desgaste passageiro, é importante diferenciar, pois a situação de exaustão pode levar à Síndrome de Burnott.

A síndrome de Burnott está muito relacionado às sobrecargas relacionadas ao trabalho, sendo seu sintomas relacionados ao alto estresse crônico físico e emocional, despersonalização, diminuição da realização pessoal, etc.

O ser humano sempre buscou desenvolver formas mais confortáveis para a sua sobrevivência, isso demanda estratégias, tempo, disponibilidade e, consequentemente, dependendo da forma como encaramos a situação vira estresse.

Todo esse esforço leva a exaustão, principalmente nos dias atuais, onde a concorrência por cargos elevados, ter e não ser, são constantemente estimulados nas empresas, escolas, competições esportivas, etc.

As cobranças por performance exemplares, rendimentos além das forças físicas, envolvimento intelectual extremistas fazem com que nos afastemos de coisas simples que nos trazem mais satisfação.

Editar imagem
Exaustão e seu sintomas. Como prevenir.

Isso causa uma despersonalização, isso é, você acaba se afastando de quem você de verdade e, com isso, sacrifica aquilo que você tem de melhor. Passa a acreditar que precisa ser mais magra, mais inteligente, ter um cargo melhor, ser a principal funcionária, etc.

E como podemos prevenir e amenizar isso; terapias naturais são benéficas, pois aliviam os sintomas físicos que a Síndrome de Burnott e a exaustão causam em nosso corpo.

Quando trabalhamos a parte emocional podemos fazer uso da hipnose, florais de Bach, meditação, psicoterapia, sempre levando em conta o grau de comprometimento.

Quando nos conhecemos de verdade, podemos direcionar as nossas aptidões de acordo com a nossa verdadeira essência e vocação.

Algumas mudanças de hábitos e pensamentos podem evitar o quadro de exaustão e despersonalização, mas o medo do desconhecido nos faz recuar.

Exaustão e seus sintomas. Faxina emocional.
  1. observar como as coisas foram “embutidas” na nossa mente; fazendo um faxina periodicamente, excluindo aquilo que não nos serve mais,
  2. acreditar que cada ser é único e possuiu características próprias, não aceitando qualquer imposição social, familiar ou da mídia que nos tragam instabilidade,
  3. Olhar para dentro de si e observar o que seu coração quer lhe dizer, deixe sua emoção vir a tona, sem vergonha, sem culpa, sem medo,
  4. Pratique uma atividade física ou laboral, pode ser o próprio exercício, academia, ou uma caminhada leve,
  5. Saia um pouco da rotina, dançar, brincar com seus filhos, netos, passear com seu cachorro, andar de bicicleta,
Exaustão e seu sintomas. Pequenas atividades físicas.

Tudo isso implica gasto energético e faz melhorar o humor, pois libera substâncias do prazer.

Quando os aspectos emocionais estão muito comprometidos, o indicado é procurar ajuda de um profissional, porém existem grupos de auto-ajuda que permitem interagir e expor seus problemas, visite a página de heriquepugahipnoterapeuta, no youtube, lá ele dá várias dicas sobre como lidar com a ansiedade, depressão, medos, culpas. https://universodacuranatural.com.br/hipnose-na-area-da-saude/

Outra dica é alimentação saudável, alimentos com menos gordura e açucar da mais energia promovendo uma sensação de disposição e ânimo.

Eu, particularmente, quando me vejo entrando em um estado parecido sempre faço as seguintes perguntas:

http://mentecorpoeoriente.blogspot.com.br

a) estou satisfeita com a minha vida?

b) O que estou sentindo nesse exato momento?

c) Tme algo que eu posso fazer para melhorar?

São questionamento que me fazem perceber quem eu sou de verdade, o que me importa de verdade, o que eu quero de verdade.

Exaustão e seus sintomas. Conexão com o eu interior.

Desta forma, me conecto melhor com o meu eu interior e posso adquirir melhor controle da minha vida e de meus sentimentos, aproximando-me cada vez mais da minha verdadeira essência, essência essa que permite ter liberdade para me expressar, pedir o que preciso, de forma a ser melhor compreendida e compreender melhor.