Ahhh.. enfim, a Primavera!!! E qual a relação entre a Primavera e a Medicina Tradicional Chinesa???

Depois de passarmos o Outono e o Inverno em um recolhimento, sendo até mais intenso neste ano devido à Pandemia, chegou a Primavera em 22 de Setembro, com suas cores para alegrar nossas vidas.

As Estações do Ano

A Primavera na visão Oriental

Na Medicina Tradicional Chinesa, a Primavera traz o desabrochar da Energia, que ficou recolhida na estação anterior. Essa Energia tem como características:

a- temperatura morna

b- polaridade Yang

c- é regida pelo Elemento Madeira

d- seus órgãos são o Fígado e a Vesícula Biliar

e- se abre nos Olhos

f- nutre os tendões

g- fator climático Vento.

Então, é a fase de crescimento, de criatividade e renovação da vida.

O Crescimento na Primavera e a Medicina Chinesa

Portanto, nos convida a buscar novos desafios, fazer planos, e por consequência, desapegar do que não faz mais sentido.

Para isso, o Vento é responsável por trazer essas mudanças e as novas oportunidades, assim como ele carrega o pólen e as sementes para brotar novas plantas, por exemplo.

Processos de adoecimento na Primavera

Na Medicina Tradicional Chinesa, o ser humano é comparado a uma árvore. Se suas raízes são fortes, a árvore cresce e ganha galhos, flores e frutos. Mas, se a árvore está enfraquecida, o Vento é capaz de facilitar a perda de nutrientes, desequilibrá-la e até mesmo a derrubá-la.

Ventos da Primavera e a Medicina Chinesa

Da mesma forma, o Vento pode prejudicar a saúde, principalmente quando uma pessoa está nessa situação de fraqueza, pois ela irá se enrijecer para não ser derrubada pelo Vento. Como consequência, terá dores de cabeça, dores no corpo, irritabilidade, insônia, e inflexibilidade diante das situações.

Além disso, na Primavera temos o excesso do Elemento Madeira e em contrapartida o enfraquecimento do Elemento Metal. Este elemento cuida do Pulmão e do Intestino Grosso. É por isso que, nesta época as pessoas apresentam alergias, rinite, sinusite e processos inflamatórios, entre outros.

A Primavera e o Equilíbrio na Medicina Chinesa

Aqui vão algumas dicas para manter a saúde na Primavera, no olhar da Medicina Tradicional Chinesa:

a- Praticar atividade física suave e gradativa: fazer alongamentos suaves, de modo a não se deixar enrijecer e aquecer gradualmente as articulações e músculos, pois eles ficaram mais contraídos devido ao Inverno.

O Tai Chi Chuan é uma excelente prática chinesa, que trabalha os meridianos, com exercícios característicos para cada Estação do ano.

b- Alimentos: consumir maior variedade do que quantidade. Com a Primavera a oferta de alimentos aumenta. Procure os vegetais, frutas e verduras típicos da época.

c- Proteger-se do Vento: a principal causa dos problemas de saúde na Primavera é o Vento. Então, use e abuse de lenços e golas altas. A região da cabeça e pescoço são a principal porta de entrada do Vento.

d- Caminhar na Natureza: a Energia da Primavera precisa se expandir, ter contato com o Verde. Caminhar no parque, ao ar livre, traz benefícios para o Pulmão e para os Olhos.

e- dica de chá para eliminar o Vento da Primavera: cavalinha.

A Primavera e a Medicina Chinesa

Acompanhe também as novidades da Primavera aqui no Insta:

https://www.instagram.com/p/CFqaCDxAxAR/?utm_source=ig_web_copy_link