Auriculoterapia é um método sistematizado na década de 1950 pelo médico francês Paul Nogier. Devido à simplicidade, eficiência e segurança, disseminou-se pelo mundo e tem muitos adeptos entre os terapeutas naturais.

Através das massagens auriculares você realizar tratamento de pontos, de placas ou tratamento global. Os instrumentos utilizados podem ser dedos, bastão de vidro, lápis borracha, ágata polida ou brunidor de ouro.

No mapa auricular, o lóbulo corresponde a face, cabeça, cérebro e mente.

A massagem do lóbulo da orelha ajusta as emoções, o psiquismo e o espírito. O centro do lóbulo corresponde a Olho, órgão dos sentidos e janela da alma.

Nogier descobriu que a massagem do lóbulo pode melhorar nervosismo e enxaqueca com alterações visuais.

As pessoas destras devem estimular a face externa do lóbulo direito com o indicador no sentido descendente e a face interna com o polegar no sentido ascendente, para aumentar a energia consciente com ação sobre o estado geral. O estímulo do lóbulo esquerdo, ascendente na face externa e descendente na face interna serve para acalmar o excesso de imaginação e de preocupação.

Ele orientou uma senhora de 32 anos, mulher de embaixador, na véspera de sua partida para África. Ela já teve uma experiência negativa naquele continente. Estava assustada com a ideia de passar outros três anos nas florestas, longe dos médicos. Nogier ensinou a massagear os lóbulos 3 minutos a cada 10 dias. Alguns anos depois, numa festa, uma senhora veio cumprimentá-lo efusivamente, era a tal embaixatriz. Ela contou que já viajara diversas vezes para África tendo inclusive participado de caçadas de elefantes!

A massagem do lóbulo pode ser realizada separada ou simultaneamente nas duas orelhas, durante 1 a 3 minutos, várias vezes por dia.

FAÇA MASSAGEM DO SEU LÓBULO AURICULAR

Dr Wu Tou Kwang