ESCALDA-PÉS

A congestão de sangue e das toxinas na cabeça provoca cefaleias e sinusites; e a congestão no tórax causa catarro, bronquite e asma. O Banho Quente para Pernas e Pés, conhecido como escalda-pés, consegue desviar o sangue e as toxinas da cabeça e da parte superior do corpo para baixo-ventre e para os membros inferiores.  É indicado todos os problemas da cabeça e do tórax, também para insônia, resfriado, dor de garganta, cólicas menstruais, nevralgias, reumatismo ou cãibras.

Consiste em mergulhar as pernas e os pés em água quente (41ºC) durante 10 a 30 minutos. Para evitar congestão da cabeça, convém colocar compressas frias sobre a fronte. Termine cada tratamento quente com água fresca aplicada nas pernas e pés através de ducha, banho ou fricção com esponja. Enrole-los com toalhas e seque-os cuidadosamente. Mantenha-os enrolados durante 15 minutos.

Banho de pernas e pés, alternando água quente e fria.

PÉ FRIO

Tal fenômeno nem sempre significa azar, em geral é causado por tendência pessoal, stress, meias e sapatos, falta de contato dos pés com a terra, banhos quentes etc.

Como esquentar os pés? É simples. Faça banhos gelados nos pés algumas vezes ao dia, principalmente antes de dormir:

1) Mergulhe as pernas na água fria (se possível gelada) uns 6 segundos;

2) Retire as pernas, não enxugue, enfie meias secas e coloque os pés embaixo de cobertores, movimente-os pés e dedos, ou atrite um pé contra o outro. Se quiser aquecê-los mais rápido, faça exercícios com os membros inferiores (corrida estacionária, pular etc.).

3) Para surtir maior efeito, os pés devem estar aquecidos antes da imersão na água fria. Caso não estiverem, aqueça-os de preferência com exercícios ou na pior das hipóteses, com água morna.

E tenha uma boa noite de sono.

AUTOR: WU TOU KWANG, angiologista, radiologia intervencionista, cirurgão vascular, medicina chinesa