Nishi estudou 367 Métodos Terapêuticos e inventou o Exercício da Circulação

Histórico

Nishi estudou a hidráulica e a circulação sanguínea nos anos 1920, lançou conceitos revolucionários e inventou seu Exercício de Circulação.

Pesquisou cerca de 70 mil livros sobre medicina e 10 mil obras sobre plantas, bem como tudo o que existe no campo da astrofísica. Viajou por vários países, visitando também o Brasil, tem divulgado o seu trabalho a partir de 1929, escreveu uma coleção de 12 volumes sobre a Medicina Natural, descobriu remédios e inventou aparelhos fisioterápicos.

Seu livro destinado ao público leigo de 1962 foi traduzido para português em 1988 pela Associação Nishikai do Brasil, com participação de médicos. Entretanto, na década de 90, muitos japoneses foram trabalhar como dekasegui, e a colônia japonesa foi esquecendo os exercícios Nishi.

No Brasil, CEATA fez grande divulgação de seus exercícios desde 1983. O famoso Exercício da Circulação foi praticado por grupos na praia de Copacabana, mostrado na TV. Um SPA em Gravatal utilizou vibrador elétrico para auxiliar os hóspedes.

Anastomoses Arterio-Venosas

O sangue sai do coração, passa por artérias, arteríolas e chega aos capilares, onde entrega nutrientes e oxigênio para as células. Nos leitos capilares das mãos e dos pés estão 90% das Anastomoses Arterio-Venosas (AAV), que interligam diretamente as arteríolas com as vênulas. Quando uma AAV abre, o sangue passa imediatamente por esta via rápida. As AAV estão relacionadas com a regulação da temperatura corporal, abrem-se em resposta a calor extremo do ambiente ou pela exposição a frio extremo.

Indicações

Regenera e ativa AAV, melhora circulação sanguínea e regula a pressão sanguínea; alivia varizes e apressa cicatrização. Auxilia na prevenção de arteriosclerose, cardiopatias, acidente vascular cerebral e câncer. Na visão da Medicina Chinesa, alivia Estagnação de Qi e Xue (energia e sangue) e diminui as dores e congestão sanguínea.

Técnica

a – Deite-se de costas colocando um apoio sólido na nuca;

b – Levante e estique os braços e as pernas verticalmente, mantendo as plantas dos pés na horizontal; a distância entre os pés deve ser igual à dos ombros;

c – Vibre suavemente os membros durante 1 a 2 minutos;

d – Mantendo os pés na vertical, gire os pés para dentro e para fora;

e – Faça o exercício pelo menos 2 vezes por dia.

Wu Tou Kwang – geriatria, cirurgia vascular, administração hospitalar