Qual a melhor, Dose ou Megadose de Vitaminas?

Continuam as polêmicas sobre a dose diária da Vitamina C desde 1970. A maioria dos médicos nutrólogos e nutricionistas defendem apenas repor as necessidades básicas de 50 a 100mg/dia. Enquanto isso, os médicos ortomoleculares recomendam 4g/dia, e alguns prescrevem doses maiores.

Eu montei estas 4 possibilidades. Quero mostrar as diferenças, adicionando também uma visão histórica.

1) Reposição Diária: 50 a 100mg/dia; 1 laranja ou 5 morangos, 1 pimentão, 100g de brócolis, couve; https://universodacuranatural.com.br/antioxidante-vitamina-c/

Pimentões amarelos e vermelhos. Um pimentão por dia supre as necessidades. O amarelo contém mais Vitamina C.
Pimentões Amarelos e Vermelhos

2) Em situações de stress, trabalho intenso, concurso, competição esportiva, idosos, dias frios, ar condicionado, epidemia: 1g/dia;

3) Momentos especiais, doença, quimioterapia, radioterapia, traumatismo, cirurgia: 2g/dia;

4) Na Medicina Ortomolecular – perseguir Radicais Livres, prevenir doenças degenerativas e retardar envelhecimento: 4g/dia.

Esclarecimentos Preliminares

Medicina Ortomolecular não é considerada especialidade em alguns países. Muitos médicos julgam que não há bons trabalhos científicos; que seu pioneiro Linus Pauling é um charlatão; e que disputa mercado com especialidades já existentes como Geriatria e Clínica Geral. Além disso, consideram que a prescrição de altas doses de vitaminas e suplementos tem muita influência comercial, os tratamentos são muito caros, seus pacientes são ricos, existe apenas efeito placebo.

Realmente, a fabricação de vitaminas é um oligopólio, que já foi condenado pelo governo dos EUA a pagar bilhões de multa por formação de cartel.

Entretanto, como sou o médico brasileiro mais processado pelo Conselho Federal de Medicina devido ao meu ativismo a favor das Terapias Alternativas, depois de ler jornais durante 55 anos, praticar Medicina Convencional por 45 anos e trabalhar com Terapias Naturais 39 anos, preciso chamar atenção para alguns fatos. Os trabalhos científicos da Medicina Convencional têm falhas que chegam a 50%; há pacientes com resultados terapêuticos espetaculares sem relação com suas boas condições sócio-econômicas; além disso, Linus Pauling foi um dos maiores cientistas da história.

Linus Pauling

Falando de Vitaminas, precisam conhecer a história de Linus Pauling (1901 – 1994). Foi pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em química e considerado um dos fundadores da Biologia Molecular. Ganhou Prêmio Nobel de Química em 1954 pelo estudo das Ligações Químicas.

Foi pioneiro pacifista e ambientalista, lutou contra testes nucleares. Por isso, foi considerado comunista e perseguido pelo governo dos EUA, e massacrado por cientistas concorrentes. Verbas de pesquisa foram cortadas, seus estudos científicos foram sabotados. Perdeu assim sua chance de encontrar a estrutura dupla hélice do DNA, que venceria o Prêmio Nobel de Medicina de 1962. Entretanto, por sua luta ideológica, obteve reconhecimento mundial e ganhou Prêmio Nobel da Paz em 1962.

Em 1941, Pauling foi afetado por Doença de Bright, uma enfermidade renal potencialmente mortal, considerada incurável pela medicina da época. Foi tratado com dieta e maiores consumos de vitaminas e sais minerais.

Em finais da década de 1950, Pauling investigou a ação das enzimas sobre as funções cerebrais. Pensava que as doenças mentais poderiam ser causadas, em parte, por disfunções enzimáticas, e as vitaminas poderiam ter importantes efeitos bioquímicos. Em 1968, Pauling publicou na revista Science: “Psiquiatria ortomolecular [….]”, em que inventou a palavra Ortomolecular para descrever o conceito de controle dos compostos presentes no corpo humano, para prevenir e tratar doenças. A partir 1966, Pauling passou a tomar Vitamina C 3g/dia para prevenir os resfriados. Entusiasmado com os resultados, em 1970 publicou “Vitamin C and the Common Cold”. Suas ideias constituíram a base da Medicina Ortomolecular, fortemente criticada pelos médicos até hoje.

Doses de Vitamina C

Vitamina C natural deve ter melhor absorção e ser mais efetivo energéticamente, porque vem complementado e harmonizado por outros nutrientes. Comer frutas e vegetais frescos em boa quantidade supre a dose de Vitamina C básica para cada dia.

Caixas de Vitamina C Sintética com extratos de acerola, rosa mosqueta, equinácea e sabugueiro contra morangos naturais.
Vitamina C Sintética X Natural

Entretanto, para suplementação especial, é necessário recorrer ao produto sintético. Não dá para comer tantas frutas diariamente.

Nada tenho contra as megadoses para quem pode pagar ou meio hipocondríaco, desde que não tendência para cálculos renais ou biliares.

Acredito que as megadoses tenham efeitos vibracionais ainda não explicáveis. Entretanto, prefiro uma abordagem mais pragmática: doses adequadas para as exigências de cada período.

BOA SAÚDE PARA TODOS!

Wu Tou Kwang – Geriatria, Homeopatia, Medicina Natural, Medicina Chinesa https://universodacuranatural.com.br/vitamina-c-e-antioxidantes/