A Importância da Energia Nutritiva GuQi
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a energia que uma pessoa necessita para viver vem de duas fontes: a Energia Pré-Celestial ou Jing Pré-Celestial e a Energia Pós-Celestial ou Jing Pós-Celestial. O Jing Pré-Celestial é formado no momento da concepção, adquirido dos pais e vai ditar nossas fases de crescimento, é o nosso “tesouro”, e portanto, não é possível modificá-lo, apenas ser consumido. Já o Jing Pós-Celestial é formado com a respiração e com a alimentação, possível de ser modificado tanto em qualidade quanto em quantidade. E é por isso que as práticas orientais se concentram na respiração e na alimentação adequadas, em outras palavras, produz a energia nutritiva GuQi.
Quando surge uma doença, a MTC vai avaliar em primeiro lugar a alimentação da pessoa, em segundo lugar se está praticando exercícios (como o Tai Chi Chuan, Qi Gong), em terceiro lugar o uso de fitoterápicos, e em quarto lugar a utilização de acupuntura. Segundo Sun Si Miao, deve-se tratar primeiro com alimentos (visando a energia segundo a Dietoterapia Chinesa) e depois com medicamentos.
Portanto, a Dietoterapia Chinesa e os aspectos energéticos dos alimentos têm grande importância na influência de nossa saúde, e também na recuperação dos processos de doença.
A Dietoterapia Chinesa hoje
Atualmente, o estilo de vida moderno está deteriorando a qualidade da saúde em grande escala, tanto no nível físico quanto no nível emocional. Não há tempo de se alimentar (o que dirá corretamente), e nem de respirar adequadamente. Como resultado o Jing Pós-Celestial não é abastecido de energia nutritiva e a sobrevivência fica apenas sobre o Jing Pré-Celestial, que se esgota rapidamente.
Dentro da Dietoterapia Chinesa, os alimentos têm seus aspectos nutritivo e energético, e com isso o indivíduo tem o suporte material mais adequado para a constituição da sua forma física e psíquica, para coordenar todo o funcionamento da Mente e do Corpo. Além do que, a Energia Pós-Celestial bem abastecida consegue dar um aporte na Energia Pré-Celestial, melhorando a qualidade de saúde deste indivíduo.
A Dietoterapia Chinesa não é nenhuma dieta restritiva como conhecemos aqui no Ocidente. Ela é flexível e adequada ao momento do indivíduo.
E você, como têm se alimentado? Realmente está se nutrindo ou só comendo?
Trackbacks / Pingbacks