INDICAÇÕES: ALIVIAR DORES, AQUECER O CORPO, PREVENIR INFECÇÕES E AUMENTAR IMUNIDADE

Para substituir Moxa nos tratamentos domésticos. Sem gastar moxa, dinheiro e não produz fumaça… Sem vizinhos suspeitando de maconha… Aplicação na mão é invenção minha, juntando pontos de Koryo Sooji Shin. Para facilitar e simplificar.

Acupuntura e Moxabustão são técnicas importantes na Medicina Chinesa. A Acupuntura tem mais indicação para circular Sangue e Energia nos vasos e meridianos, e ajustar  funcionamento de órgãos e vísceras.

A Moxabustão consiste na queima da erva medicinal Artemisia argyi, produzindo calor para combater o Frio e secar a Umidade nos locais, nos órgãos, nos pontos e meridianos de Acupuntura; estimular a circulação de sangue e energia; aliviar as dores; e auxiliar também para aumentar a energia geral do corpo. Para ativar circulação, para tratamento de dores que aliviam com calor, para combater infecções e para aumentar energia de idosos, Moxabustão é mais útil do que Acupuntura.

Traduzindo em termos de Medicina Ocidental, o aquecimento com Moxabustão tem efeitos analgésico, anti-inflamatório, antirreumático, estimulante, aumento da imunidade e proteção contra doenças infecciosas.

Sendo uma técnica não invasiva e muito útil, procuro ensinar aos pacientes a fazer como rotina em nível doméstico. Desta forma prolonga os efeitos das sessões de Acupuntura e diminui a quantidade das sessões. Além disso, ajuda a manter a saúde e prevenir as doenças.

Antigamente, a planta Artemísia era facilmente encontrada e as pessoas sabiam fazer Moxabustão sem precisar de profissionais. Hoje, é necessário comprar a erva; e as pessoas não sabem mais se tratar, precisam pagar profissionais.

Aplicada segundo as tradições, a Moxabustão produz fumaça e cheiro. Entretanto, hoje, devido à ignorância e às medidas contra incêndio, têm surgido reclamações contra a fumaça e cheiro, e o pior, alguns vizinhos vão achar que há consumo de maconha.

Assim, para uso doméstico, prefiro ensinar aos pacientes o instrumento preconizado por Dr. Yoshio Manaka:

  1. Pegar uma broca de furadeira com diâmetro em torno de 7,5mm;
  2. Aquecer uma extremidade durante 5 a 10s, com isqueiro, vela ou alguma boca de fogão;
  3. Aproximar a ponta aquecida do ponto de Acupuntura (se der, uma encostadinha) durante 2 a 3s, e passar para próximo ponto, e assim vá percorrendo todos os pontos 5 a 7 vezes.
  4. Prefiro mostrar aos pacientes a maneira mais prática, simples, segura e eficiente para fazer Moxabustão; ensino a usar os pontos da mão;
  5. Peço para fazer nas 2 mãos diariamente. É rápido e seguro.  

Veja o vídeo, use bastante e divulgue para os amigos!

Dr Wu Tou Kwang