Chega de moleza! A Astrologia Chinesa mostra que o Ano do Rato, que está chegando, requer muita atenção e muito trabalho!

Mas e o Ano do Porco, que estamos vivendo agora, quem disse estar sendo moleza? E quando começa o Ano do Rato? Quem são esses bichos? No que a Astrologia Chinesa me afeta?

A antiga filosofia chinesa, através da observação da natureza, tem como princípio que o ser humano é influenciado por energias provenientes do Céu e provenientes da Terra, e ele é este elo. Por mais que não vejamos ou sintamos estas energias, estamos sendo influenciados por elas, e nossas atitudes ou livre-arbítrio irão se conjugar com estas energias, produzindo um resultado, favorável ou desfavorável. Isto constitui a Metafísica e a Astrologia Chinesa, uma trindade que envolve a Sorte nos dada pelo Céu – o nosso destino; a Sorte nos dada pela Terra – onde nascemos, vivemos e onde e como moramos; e a Sorte construída pelo Ser Humano – nossas ações e atitudes.

Consequentemente, se soubermos quais energias estão sobre nossas cabeças e sob nossos pés, energias de Céu e Terra, poderemos conduzir melhor nossas atitudes, decisões e ações, nossa visão de mundo para aquele momento.

Os Animais da Astrologia Chinesa e o calendário chinês

A forma como os sábios chineses conseguiram simplificar estes conceitos para a população foi através de algo que eles conheciam ou lidavam no seu dia a dia: os animais. Assim, cada mês foi batizado com um animal, nesta ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco. Da mesma forma, cada ano também foi batizado com estes animais, formando ciclos de 12 anos. Na Astrologia Chinesa, não só anos e meses são regidos por 12 animais, mas também cada dia e cada hora!

Como resultado, você também é influenciado por 4 animais, de acordo com o ano, o mês, o dia e a hora em que você nasceu. O mais conhecido e o mais perceptível para os outros que nos cercam é o animal do ano.

Por exemplo, o ano de 2019 é regido pelo Porco, e todos que nascem dentro deste ano terão como animal do ano o Porco. Porém a China se utiliza de alguns calendários – o lunar, o solar, o lunisolar – e todos diferem de nosso calendário gregoriano, onde o ano começa no dia 1º de janeiro: a Astrologia Chinesa tem um calendário baseado nas posições do sol, onde o novo ano inicia-se nos primeiros dias de fevereiro. No caso de 2019, pelo calendário solar chinês, o Ano do Porco se abriu em 04 de fevereiro e termina apenas no dia 03 de fevereiro de 2020!

Você sabe qual animal estava influenciando o momento em que você nasceu? Se ainda não sabe, existem vários sites que podem apresentar isto para você. Um deles, o http://calculadora-bazi.serpentedalua.com/ mostra de maneira fácil o animal do pilar do ano. Descubra o seu!

2019: o ano do Porco de Terra

O Porco é o último animal do ciclo de 12 anos, portanto o ano de 2019 (lembre-se: até fevereiro de 2020) representa o fim de um ciclo. E, como todo fim de ciclo, as pessoas estão cansadas de batalhar tanto, querem um pouco de descanso. Por isso este ano tende a ser um ano mais pausado, de maior leveza e relaxamento, de festividade. Afinal, o porco é mais lento, gosta da boa vida, do sono, e é muito guloso!

A dica da Astrologia Chinesa é você entender que as coisas serão mais lentas, e que os projetos e atividades devem ser concluídos neste ano, evitando começar grandes projetos e assumir muitos riscos. Também é um ótimo momento para se terminar qualquer tipo de relação tóxica. Mais ainda: como todo momento de descontração e relaxamento, deve-se prestar atenção nos gastos!

Ao mesmo tempo, como o porco serviu na China como instrumento para arar a terra e simboliza a generosidade, há que se tomar cuidado com pessoas de má-fé que queiram se aproveitar disso, e provocar decepções e prejuízos.

E o Ano do Rato, que começará no dia 04 de fevereiro de 2020, quais energias trará?

2020: o Ano do Rato de Metal

Enfim começa-se um novo ciclo! E com isso vem o otimismo, as energias renovadas, e portanto de muito trabalho, muitas vezes incessante. O rato é assim: arisco! Em primeiro lugar, preocupado com os cuidados com sua família ou seu grupo, garante com isso a nutrição de todos.

Ousado e curioso, sempre tentando achar uma nova saída, denota um período propício para novos empreendimentos, mudanças, renovações e criatividade. Acima de tudo, resultado de trabalho muito árduo, muito planejamento e organização. Quando se propõe a fazer algo, não hesita em ir até o fim com seu objetivo.

No entanto, o rato tem algumas características não muito interessantes: possessivo, dominador, e agressivo quando acuado, precisa demais do reconhecimento dos outros e não sabe lidar com as críticas. Portanto, todos nós estaremos suscetíveis a estas energias, e devemos nos atentar a nossas próprias atitudes e estarmos conscientes disto para saber lidar com os outros.

O ano de 2020 – Rato de Metal, particularmente, será caracterizado por muitas instabilidades e será muito instigante apenas para aqueles que gostam de desafios e adrenalina. No meio desses altos e baixos, deve-se manter todos os sentidos bastante aguçados e ter um planejamento bem feito para agarrar as sutis oportunidades que passarão pela sua frente. Como o cenário econômico e político terá turbulências e não será de grande energia, negócios especulativos não são aconselháveis. Ao contrário disso, a ideia é focar na gestão segura das finanças, tentar sanar dívidas longas, poupar dinheiro e investir na expansão e desenvolvimento de suas próprias habilidades e capacidades. Torne-se melhor nas coisas que você já faz. Em suma, flexibilidade e inovação serão a chave do sucesso, e a ousadia característica do rato deve existir, porém com bastante cautela, olhos sempre abertos e planejamento.

O Ano do Rato e o seu signo chinês: como será sua saúde?

Certamente você pode se perguntar: “Já conheci algumas tendências do ano de 2019, mas e a relação deste ano com o animal do meu ano de nascimento?”. Na Astrologia Chinesa, existem muitas interações entre os 12 animais, que envolvem tanto combinações positivas quanto conflitos e instabilidades. A seguir, vou indicar algumas tendências, bastante simplificadas, relacionadas à saúde para cada um dos signos. Identifique o seu e fique atento!

O Rato e seus parceiros Boi, Dragão e Macaco

Rato – tome cuidado com questões do sistema urinário e, para as mulheres em específico, potenciais doenças ginecológicas podem aflorar.

Boi – de maneira geral, pessoas nascidas sob a regência do ano do Boi terão uma saúde bastante íntegra neste Ano do Rato, porém não devem descuidar e dar abertura para desordens de grau menor. Faça exercícios com mais regularidade, e se possível procure trabalhar um pouco menos.

Dragão – apesar de ser um dos animais que têm uma combinação favorável com o Rato, a pessoa nascida no ano do Dragão terá bastante facilidade para perder a imunidade e contrair doenças, ainda que sejam de menor intensidade. Acima de tudo, mudar alguns hábitos nocivos ajudará muito. Dê mais atenção ao seu estômago e à sua cintura.

Macaco – outro animal que combina muito bem com o Rato, as pessoas nascidas sob este signo não precisarão se preocupar muito com a saúde. Nada de muito grave deve se apresentar. O único cuidado é com a alimentação, evitando as frituras, prevenindo-se de uma gastrite, diabetes e pressão alta. Fuja do estresse com alguma atividade de meditação ou yoga.

O Rato e a saúde de seus opositores Cavalo e Ovelha

Cavalo – como este animal possui um conflito com o Rato na Astrologia Chinesa, os aspectos de saúde não são muito favoráveis às pessoas nascidas sob este signo. A ordem então é não se deixar abater e tomar atitudes positivas: evitar o estresse ao máximo será a prioridade, dar oportunidade ao descanso e ao sono necessário, ter uma alimentação balanceada (na qualidade e na quantidade), com suplementos vitamínicos e minerais, além de atividade física. Também evite lugares muito cheios. A qualquer sinal ou sintoma relacionado à sua saúde, procure o seu terapeuta ou o seu médico. Um check-up de exames pode ser uma boa ideia.

Ovelha – o ponto focal para este signo é o estômago. Se possível, consuma suas refeições preparadas de forma caseira, por você mesmo ou pessoas conhecidas. Não abuse de comer fora de casa, e, quando o fizer, tenha certeza de que está indo a um lugar de confiança. Cuidado com pessoas que possam lhe trazer surpresas desagradáveis e afetar o seu emocional.

A saúde do Tigre, Coelho e Cobra

Tigre – o conselho para pessoas deste signo é evitar tarefas e compromissos que possam colocar em risco sua saúde e sua segurança. Uma mentalidade positiva frente a problemas em seu entorno será importante e necessária. Uma forma de fortalecer isso é adotar pequenas medidas de saúde no seu dia a dia: alguma atividade física, suplementos alimentares, alimentação mais balanceada, meditação. O que quer que seja lhe dará benefícios. Em outras palavras, estabilidade emocional é a grande chave.

Coelho – para este signo a palavra de ordem é prevenir! O Coelho este ano estará mais suscetível em relação à sua saúde, portanto pense em práticas holísticas, como meditação, acupuntura, massagem, fitoterapia, florais, para evitar ter de correr atrás do prejuízo. Preste atenção em sua saúde! Cuidados com a alimentação e uma rotina de exercícios serão bem-vindos.

Cobra – fique atento ao seu sistema urinário e cuide bem dos seus pés e tornozelos. Previna-se, fazendo terapias holísticas, como acupuntura, massagem, quiropraxia, florais, fitoterapia, meditação, e tratando rapidamente qualquer tipo de doença que possa aparecer, antes que ela fique mais séria.

A saúde do Galo, Cachorro e Porco

Galo – para as pessoas deste signo, a saúde é prioridade. Cuidado com os seus hábitos alimentares, e procure estar em maior contato com a natureza. Por exemplo, tomar mais sol e frequentar mais parques. Exercícios físicos também ajudarão no fortalecimento da sua imunidade.

Cachorro – os nascidos sob o ano deste animal não precisam se alarmar com a sua saúde este ano. Porém é importante estar atento à sua segurança. Portanto, evite atividades radicais se não estiver preparado, e preze sempre pelas medidas de segurança.

Porco – se a sua agenda até agora não permitiu cuidar melhor da sua saúde, este ano é o momento. Faça todos os exames de rotina. Além disso, dar foco à alimentação e vitaminas necessárias é bem importante. Fique atento às questões oftalmológicas e do sistema cardiovascular.

Espero que aproveitem estas dicas, e que as melhores energias do Céu e da Terra estejam com todos. Um grande abraço e até logo mais!

Sergio Destácio Júnior é terapeuta acupunturista, massoterapeuta, facilitador em cinesiologia aplicada, e estudioso de I Ching, Astrologia Chinesa e Feng Shui, atuante em São Paulo, capital – sergio.destacio@hotmail.com