Por que a Acupuntura trata assim?

Uma das perguntas que mais ouço dos pacientes com queixas de dores ao longo da coluna é: “Você vai colocar agulha no meu pé?!”

É normal pensarmos que se temos uma dor localizada em determina região do corpo é ali que as agulhas devem estar para poder tratar, o que de fato também está correto, porém a Acupuntura é uma técnica que trabalha com a energia que flui por todo o nosso organismo através de canais aos quais chamamos Meridianos.

Esses canais de energia se conectam interiormente com nossos órgãos e vísceras e exteriormente com a superfície do corpo onde os chamados pontos de Acupuntura estão distribuídos, portanto, através desses pontos que são locais específicos, é transportada a energia desde a profundidade do organismo até a superfície e por isso punturamos as agulhas na pele.

Trajeto dos Meridianos

Cada Meridiano percorre um trajeto diferente ao longo de todo o corpo e pode se originar no cantinho interno do olho e ir até o dedinho do pé, que é o caso do canal de energia da Bexiga, o qual sobe em direção a cabeça, desce por toda a extensão da coluna vertebral, desde a nuca até a região lombar, continua em direção aos glúteos,  passa pela parte posterior das pernas e vai até a lateral dos pés e por fim chega na ponta do dedinho.

Trajeto do Meridiano da Bexiga

Fonte: Maciocia (2007)

A coluna vertebral tem profunda relação com esse canal de energia devido ao seu trajeto que foi descrito anteriormente. Significa que quando há dor é porque existe uma estagnação de energia que precisa ser removida, por isso são punturados os pontos que estão distantes da localização da dor, mas representam o mesmo canal de energia.

Esses pontos chamados distais, já que se encontram abaixo dos joelhos, são mais dinâmicos e possuem a função de remover a obstrução de energia ao passo que os pontos chamados locais (que estão na mesma região da dor) irão direcionar a ação dos pontos distais a essa área específica, ou seja, eles irão trabalhar em conjunto, um direcionando e o outro eliminando a dor.

Portanto, quando sua coluna pedir socorro, não se espante se seu/sua Acupunturista pegar no pé!

Jade Sartorelli Menegasso – Biomédica Acupunturista

Referências:

MACIOCIA, G. Canais de Acupuntura: Uso clínico dos Canais Secundários e dos Oito Vasos Extraordinários. São Paulo: Roca, 2007.

FUNDAMENTOS essenciais da acupuntura chinesa. Tradução de Sonia Regina de Lima Maike, revisor Edinei dos Santos. São Paulo: Ícone, 1995.

e- mail: jade.acupuntura@gmail.com | Instagram: @jade.acupuntura | Facebook: Jade Sartorelli Menegasso – Biomédica Acupunturista