– O que é?
Shiatsu é uma massagem terapêutica de origem japonesa e fundamentada pelos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa que tem como objetivo restabelecer o equilíbrio energético, promovendo a saúde e o bem-estar.
A palavra Shiatsu tem como tradução – dedos (“shi”) e pressão (“atsu”), ou seja, pressão com os dedos. Ele consiste na pressão dos chamados pontos de acupuntura (“tsubôs”) e nos trajetos dos meridianos de energia. O objetivo de pressionar esses pontos é equilibrar o fluxo de energia vital (Qi) que, quando estagnada, pode ocasionar dores e desequilíbrios diversos ao organismo. Ao equilibrar a circulação de energia nos meridianos, as dores são minimizadas e o corpo adquire mais força, equilíbrio e vigor.
O terapeuta massageia todo o corpo do paciente, frontal e dorsal, utilizando os dedos, polegares, mãos, palmas de mãos, cotovelos e joelhos, alongando o corpo e pressionando os pontos de acupuntura.
– Procedimentos
O terapeuta, na primeira sessão, elabora uma anamnese baseada nos seguintes aspectos: doenças existentes, estilo de vida, hábitos alimentares, atividade física, postura, qualidade do sono, aspectos psicológicos, dentre outros. Através da análise destas informações e da palpação de alguns pontos no abdômen é possível verificar os desequilíbrios energéticos existentes.
– Indicações
As indicações do Shiatsu são inúmeras, como: dores de cabeça, dores no corpo, problemas de origem psicológica, cansaço e fraqueza, insônia e/ou distúrbios do sono, distúrbios gástricos e intestinais, disfunções menstruais, problemas respiratórios, tensão muscular, lesões desportivas, dentre outros.
– Contraindicações
Apesar das inúmeras indicações, é importante frisar que também há contraindicações, tais como: doenças contagiosas, doenças infecciosas da pele, febre alta, debilidade física extrema, peritonite, apendicite, pancreatite, úlceras pépticas e duodenal, cirrose hepática, leucemia, obstrução intestinal e câncer.
É importante que o paciente compareça à sessão vestido com trajes de banho ou com roupas largas e confortáveis. O paciente não deve ingerir grande quantidade de alimentos antes da sessão, porém não deve ir de estômago totalmente vazio. Uma refeição leve cerca de duas horas antes da sessão é o ideal.