RYO = BOA
DO = CONDUZIR (ELETRO)
RAKU = LINHA
Em 1950, Yoshio Nakatani, através de estudos em pacientes com problema renal, estava estudando a resistência da pele de modo geral, encontrando pontos de alta condução elétrica, tais pontos eram semelhantes aos pontos do meridiano do Rim.
Conforme a análise dos pontos eletropermeáveis, Nakatani percebeu que existia um padrão, que coincidia com o padrão dos meridianos tradicionais. Dez anos depois estabeleceu o método Ryodoraku.
Obtendo a Faixa de Normalidade
Após inúmeros testes clínicos determinou-se que CC12 volts e 200µA eram as condições ideais, quando ambos os eletrodos estavam conectados e quando era usado um eletrodo de busca de 1cm de diâmetro, umedecido em água ou soro fisiológico.
Definitivamente o ponto de medição representativo do ryodoraku é um ponto que exibe uma boa correlação com a medição média obtida em cada ponto isolado. A maioria destes pontos estão situados nos Pontos Fonte.
Nakatani mediu o VPRR (valor do ponto de representação do ryodoraku) em indivíduos saudáveis, então calculou o VPRR médio para cada Ryodoraku, estabelecendo uma média geral de 41,2 microampere. A extensão fisiológica permissível é de 17μA (1,4cm).
Mensuração
Certamente para medição é importante que o paciente esteja tranquilo, descansar 10 minutos antes da mensuração, não fazer medição após banho (pelo menos uma hora após banho), cuidado com cremes ou perfumes na região de mensuração.
Do mesmo modo, caso tenha um corte ou ferida no ponto não fazer a mensuração deste. Cicatriz com muita fibrose no local de medição pode alterar o valor de medição.
De acordo com a literatura o paciente deve segurar o eletrodo e manter na mesma mão, com a mesma pressão, por toda mensuração.
Os pontos utilizados não devem ser estimulados, nem pressionados, friccionados, etc, pois isto irá mudar os valores de mensuração, portanto é recomendado que o eletrodo de mensuração seja aplicado apenas uma vez ao ponto.
Dessa forma, este fato impede que a mensuração seja repetida logo após tratamento, nova mensuração pode ser feita antes da próxima sessão.
O eletrodo de medição deve ficar em um ângulo reto, com mesma pressão, portanto a medição deve ser feita por uma pessoa do início ao fim.
Assim sendo, após a medição teremos um gráfico a ser analisado, é esperado que a Faixa de Normalidade se encontre entre os valores de 40 a 60 da régua lateral. Valores muito abaixo indicam um paciente com um padrão de deficiência geral (Yin), valores muito acima indicam um paciente com um padrão de excesso geral (Yang).
Em síntese,podemos verificar a situação de cada meridiano, sendo que aqueles que ficam acima da faixa de normalidade estarão em excesso, os que estiverem abaixo estarão em deficiência.
Tratamento
Certamente o tratamento deve ser baseado dentro dos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa, o gráfico se torna um bom direcionamento diagnóstico.
Embora não haja limite para os Pontos Reguladores usados para tratar um desequilíbrio ao longo do meridiano, na maioria dos textos os pontos usados são os mesmos, Nakatani se referiu aos pontos clássicos de tonificação e sedação.
Referências
Oda, Hirohisa. Livro – Texto Ryodoraku. São Paulo: Roca, 2004.
Scilipoti, Domenico. Filosofia e Acupuntura Ryodoraku. São Paulo: Roca, 2006.
Contato: Instagram fioretti_acupuntura / fone: (11) 97111-9226
Boa tarde
Muito interessante o conteúdo de sua explicação estou estudando o.método.
Mas fiquei com um duvida, se puder ajudar?
Vc diz para não realizar medição caso exista cicatriz próximo ao ponto ou no ponto.
Ex cirurgia de T do carpo.
Mas como fica a avaliação comparativa e do ponto dentro do sistema sistema todo se não houver medição
Obrigado