COMO ALIVIAR DORES E INFLAMAÇÕES COM BAGUA TRIGRAMAS
Medicina Chinesa
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), incômodos (formigamento, dolorimento) correspondem a Congestão de Qi (energia) e dores fortes e fixas relacionam a Congestão de Xue (sangue).
Para aliviar dores e inflamações (tendinites, bursites, contusões, machucados, artroses, artrites, reumatismo), o Qi e o Xue bloqueados devem ser mobilizados e circular.
Qi e Xue podem ser liberados por Acupuntura, Moxabustão, Ventosa, Eletroestimulação, Auriculoterapia, Quiropuntura etc. Os instrumentos podem variar dos mais simples (dedo, palito de fósforo, sementes) até os mais sofisticados (titânio com semicondutor).
Bagua do Trovão
O CEATA – Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas https://ceata.com.br/ceata/ desenvolveu o uso dos Bagua Trigramas desde 2016, atualmente é a principal escola a divulgar Trigramas do mundo. https://youtu.be/f0yi2HG8L8M
Trovão é barulho intenso com raio, arrebenta, pode servir para quebrar cálculos ou reativar processos crônicos.
Trovão simboliza o Fígado, e assim, facilita circulação de Qi e Xue, melhora congestões de Qi e de Xue, aliviando as dores e traumas.
Como Fígado comanda o Xue, trata problemas de baixo-ventre, menstruais, ginecológicos e mamilos.
Fígado melhora coordenação muscular, trata paralisias e tremores, isto é, melhora Sistema Nervoso.
Técnica
É muito simples. Avaliar a região dolorida e a limitação do movimento.
Em seguida, desenhar direto na região dolorida o Trigrama do Trovão, de baixo para cima. Ou colar um esparadrapo no local e desenhar o Trovão.
Desenhar de baixo para cima considerando o paciente em pé, com os braços para baixo, junto ao corpo.
Depois de 2 minutos, reavaliar a intensidade da dor e a limitação do movimento. Se houver melhora significativa, deixe o Trigrama Trovão no local.
Se a melhora não for satisfatória, troque para o Trigram Montanha e reavalie.
Se precisar, pode deixar os 2 Trigramas, Trovão e Montanha.
WU TOU KWANG – médico cirurgião, acupuntura e medicina natural; pioneiro dos Trigramas