Quase já no final, o mês de dezembro é marcado pelas várias festas de confraternização, com os encontros de amigos e familiares, regados a uma alimentação inadequada e exagerada para a nossa estação do ano, que é o Verão. Por isso, a grande maioria passa mal, com digestão lenta, queimação e azia, indisposição e alguns chegando ao extremo de ter episódios de vômitos e diarréia, por exemplo.
CUIDADOS DURANTE O VERÃO
De acordo com a Dietoterapia Chinesa, no verão precisamos de uma alimentação mais leve e bem variada, portanto devemos dar preferência aos alimentos frescos.
Em contrapartida, não podemos abusar de alimentos de energia fria, tais como sucos, sorvetes e frutas.
Mas, já foi, passou mal, e agora o que podemos fazer??? Detox! Fazer uma limpeza no corpo.
Utilizando a Dietoterapia Chinesa, devemos fazer as refeições com alimentos mais leves e frescos, sem cozinhar muito ou assar.
Uma dica excelente é iniciar a refeição com uma verdura de sabor picante, como o agrião, temperada com um pouco de gengibre, que ajuda a refrescar o sangue e circular a energia, além de comer flores, como brócolis, couve-flor, capuchinha e alcachofras.
DICA DE DETOX
E para complementar, meu chá desintoxicante. Utilizo os conceitos da Dietoterapia Chinesa para elaborar pratos práticos com energia necessária para cada momento. Quando abusamos da alimentação inadequada, esse chá vem logo em seguida:
Dente de Leão (Taraxacum officinale): planta de origem européia, cresce espontaneamente de Minas Gerais ao sul do país, ou seja, é considerada mato aqui no Brasil.
– na fitoterapia chinesa:
a) age no Fígado e no Estômago;
b) possui sabor amargo, doce e de natureza fria;
c) funções de remover o Calor, desintoxica, elimina estagnações, reduz abcessos e nódulos, acalma o Fogo do Estômago e Baço-Pâncreas, elimina umidade-calor das vias urinárias e promove a lactação. Portanto, é perfeita para o momento.
– na fitoterapia brasileira:
a) estimula o fígado e a vesícula biliar, com ação digestiva, diurética e depurativa, e ainda remineralizante;
b) possui vários sais minerais, tais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, magnésio, sódio, e vitaminas, tais como A, B1, B2, C e D. Por consequência, limpa e dexintoxica o corpo repondo nutrientes importantes.
Por tais características de desintoxicação, este chá pode ser consumido sem problemas durante todo o verão. O único cuidado é com pessoas que utilizam medicamentos cardiotônicos (para insuficiência cardíaca congestiva).
O chá deve ser feito com 500ml de água para 2 colheres de sopa da erva, ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos, coar e tomar ao longo do dia.
Então, aproveitem essas dicas detox e curtam o Verão!!!
Trackbacks / Pingbacks