Pessoas tóxicas costumam muito sugar nossas energias e, geralmente, são as mais próximas de nosso convívio. Mas porque elas se tornam tóxicas para nós?
Em primeiro lugar, uma pessoa tóxica é uma pessoa que não se encontra em seu equilíbrio. Vive no negativo, a maioria de forma inconsciente, repetindo um padrão negativo de atitudes na vida que aprendeu através de crenças limitantes que recebeu em sua educação, seja pela família, pelo convívio na sociedade, seu grupo de relacionamentos, suas memórias inconscientes de situações desta e de outras vidas. Há as pessoas tóxicas conscientes, que fazem com intenção sim de desequilibrar, mas essas são pessoas más, que optam, por vontade própria, viver no “lado negro da força”.
Uma pessoa tóxica não consegue absorver energia positiva, seja através do convívio com a natureza, bons hábitos, sono reparador, boa alimentação, não cuida de suas emoções e de sua espiritualidade com a devida atenção que merece e acabam vibrando constantemente em frequências negativas, alterando seu corpo energético para um padrão desequilibrado, suscetível à ataques energéticos, processos de doenças, seja física, mental, emocional e espiritual e acabam, além de bagunçar suas vidas, “causar” com a vida do próximo. Os relacionamentos acabam sendo em padrão de discussão, brigas, vitimismo, inveja e muita cobrança. Isso nos deixa exauridos, desgastados e atrapalham muito o caminhar de nossos projetos, ocorre uma estagnação em nossas vidas. O que fazer? Vamos lá a algumas dicas de como lidar com pessoas tóxicas:
1. Não permita que ninguém tire seu equilíbrio:
Tudo acontece se a gente der permissão, ou seja, abrir a porta para entrar. Mantenha-se centrado e caso perceba que está sendo sugado, tensões nos ombros, mal estar, baixa energia, sentir-se “pesado”, retire-se, saia de cena, o famoso “dá um tempo”. Não vai adiantar de nada você permanecer onde está sendo invadido.
2. Tenha compaixão:
Compaixão significa amor na ação. Olhe o seu próximo com mais amor, é uma pessoa que na verdade está no sofrimento e este é terrível. Imagine-se no lugar dela, vivendo constantemente vibrando no negativo e atraindo para si somente situações e relações difíceis e complicadas? Se fez isso, percebeu que todo seu corpo ficou pesado e tenso, além do mal estar e depressão que lhe ocorreu.
3. Não alimente o negativo:
A pessoa está com você e a conversa é só sobre doenças, desgraças, violência, baixa autoestima, negatividade pura. Não entre nesse tipo de assunto e nem permita que ela continue. Isso aumenta a negatividade, te suga e ainda acaba com qualquer harmonia que possa existir. Mude de assunto, fale de coisas mais agradáveis e mesmo assim a pessoa continuar a querer só o negativo, arrume uma educada e boa desculpa e retire-se, ou seja, o popular “vaza”.
4. Não seja um doutrinador:
Em hipótese alguma se coloque na posição de doutrinador, ou seja, aquela pessoa que quer porque quer mostrar que a vida é bela, vibre no positivo, seja luz, saia do negativo, com lições e mais lições, como se você fosse um “coach”. Analise bem: não tem coisa mais chata do que pessoas impositivas de seus pontos de vistas? Não seja um, senão você se torna tão tóxico como a pessoa tóxica que está querendo ajudar. Cuidado com essa armadilha.
5. Do nosso lado, só fica quem agrega:
Analise muito bem a sua vida, como ela está e como quer que fique pois pessoas tóxicas tendem a travar nosso caminhar, portanto, se for necessário, corte relações, evite o convívio. Do nosso lado apenas permita que fique quem soma, quem trás boas experiências, quem vale a pena. Vivemos nos tempos de separação do joio do trigo, então faz-se necessário uma faxina de relacionamentos. Muitas vezes, o sair da pessoa tóxica de sua vida, mesmo que ela tenha uma importância, um laço forte contigo e essa saída vai lhe doer, após a dor, verá que é a resposta do Universo para suas preces: “livrai-me do mal, amém”!
6. Bolha de Proteção Rosa:
Há situações que não podemos utilizar as dicas anteriores e temos que estar com a pessoa tóxica, precisamos cortar isso para não nos desequilibrarmos, então, se não tem jeito, tanto presencialmente como à distância, visualize a pessoa tóxica envolvida em uma espiral de luz rosa, começando dos pés e subindo até a cabeça dela. Esse poderoso exercício de proteção energética ajuda a te blindar e ainda envia energia de amor à pessoa tóxica. Estratégia bem inteligente não acha?
7. Limpe-se e Purifique-se:
Após contato e/ou convívio com a pessoa tóxica, limpe seu campo vibracional com Reiki, terapias vibracionais, terapias de limpeza energética, mantras, banhos seja de ervas, cachoeira, mar, rio, banhos energéticos, florais, cristais, enfim, todo recurso de promoção de equilíbrio. Realinhe teus chacras.
Essas são algumas dicas para lidarmos com pessoas tóxicas, use-as com sabedoria e sempre se coloque em primeiro lugar, não permita que ninguém lhe tire a paz e caso ocorra, recupere sua paz, você merece!
Autora: Andréia Moreira – Reiki Master Usui Tibetano e Reiki Master Xamânico , acupunturista, oraculista. Contato: dabruxaterapiasnaturais@gmail.com