Você sabia que o Caqui é uma fruta símbolo do Outono?
Isto se deve ao fato dele ser rico em agentes antioxidantes, como por exemplo vitaminas e minerais, e consequentemente fortalece o corpo para enfrentar o Inverno.
Para esclarecer mais sobre a Imunidade e o Outono, acesse o link:
Caqui, o símbolo do Outono
De safra curta, durante a sua produção que varia de fevereiro a julho, tem como resultado um pico em abril e maio. Os pés ficam carregados de frutos nas tonalidades de laranja ao avermelhado, portanto as cores que representam bem a estação.
Por outro lado, sua origem asiática, China e Japão, não encontrou dificuldades em se adaptar nas regiões Sul e Sudeste do país. Além disso, as primeiras mudas foram trazidas pelos imigrantes japoneses no final do séc. 19.
O caqui é uma fruta tropical, semelhante ao tomate, ainda mais que apresenta grande quantidade de água, de sabor adocicado e pouco calórica. Em contrapartida, há grande concentração de açúcares, como a glicose e a frutose, o que implica em moderação no seu consumo por pessoas com diabetes.
Os tipos mais consumidos variam em relação à textura de mole ao firme, e ao sabor adocicado, tais como Fuyu, Rama Forte e Chocolate.
Caqui na Fitoterapia Ocidental
O nome Caqui é uma derivação do nome japonês Kaki. No entanto, na Europa a fruta é chamada de Dióspiro, ou seja, nome de origem grega que significa alimento de Zeus, personagem da mitologia.
Portanto, seu nome científico ficou como Diospyros kaki.
Para esclarecer, o fato do Caqui ser considerado uma fruta símbolo do Outono, se deve à grande quantidade de vitaminas e sais minerais, tais como:
– vitamina A (betacaroteno)
– vitamina C
– Manganês, potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, zinco
– além de fibras e taninos
Em resumo, seus benefícios são:
– reduz inflamações
– previne doenças cardiovasculares
– controla a pressão arterial
– digestiva e carminativa (reduz gases)
– previne envelhecimento precoce
– aumenta a imunidade
– tônico para fraqueza e anemia
– para praticante de atividade física: repõe sais minerais perdidos no suor, e as fibras que aumenta a saciedade, ajudando na perda de peso.
– melhora a saúde dos olhos, cabelos e unhas
– emoliente na constipação em primeiro lugar; em segundo lugar, auxilia na lubrificação das fezes, e em terceiro lugar, facilita suas eliminações.
– para gestantes: auxilia no crescimento do bebê, e as fibras para o intestino.
Caqui na Fitoterapia Oriental
Dentro da Medicina Tradicional Chinesa, podemos usar tanto o fruto, que é o símbolo do Outono, quanto o cálice ou a coroa.
O fruto tem as características refrescante e sabor doce.
Suas principais funções são:
– age no Baço-Pâncreas e Pulmão
– tonifica os fluidos
– tonifica Yin Pulmão
– pára sangramento nasal ou do Pulmão
– refresca o sangue.
Certamente, é adequado pra o Outono, já que este apresenta como sua principal característica a SECURA, que afeta tanto a parte respiratória, quanto a pele e os intestinos.
Então, pode ser consumido in natura por pessoas que sofrem com tais sintomas.
A única cautela é para pessoas com afundamento de Baço-Pâncreas (queda de algum órgão, como “bexiga caída”, hérnia de disco,…) ou pessoas de constituição Yin, que são mais friorentas.
Para mais informações e dicas de receitas, acesse o Insta.