TÉCNICA EFICIENTE, ECONÔMICA, SIMPLES E SEGURA DO MESTRE ZHOU

Umbigo

O umbigo é a cicatriz resultante da queda do cordão umbilical. Na vida intrauterina, entram nutrientes e líquidos maternos através das duas artérias e uma veia do cordão umbilical. Tem alta sensibilidade, por isso, é considerada uma das zonas erógenas. Existe até fetichismo pelo umbigo. As placentas dos mamíferos derivaram de genoma de retrovírus.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o umbigo é o centro energético gravitacional do corpo humano. Tem relação com os Oito Trigramas (Bagua), órgãos e vísceras, e partes do corpo; até ligação com os antepassados.

Disposição dos 8 Trigramas, órgãos e vísceras em volta do umbigo
Relação da região periumbilical com os 8 Trigramas e órgãos
Ligação da área periumbilical com 8 partes do corpo humano
Relação com diversas partes do corpo humano

Nas crianças, a massagem periumbilical no sentido da atividade do intestino grosso melhora as evacuações e problemas de má-digestão.

Nos adultos, umbigo corresponde ao ponto de Acupuntura Vaso Concepçao 8, entretanto, por ser uma cicatriz abdominal sem camadas de gordura e músculo, evitam inserção de agulhas. Usam-se moxabustão ou cromopuntura.

Massagem Umbilical

A técnica do mestre Zhou é muito simples: apertar o umbigo com dedo 100 vezes por dia. Podem ser feitas por cima da roupa. Apertar até uma profundidade agradável, sem provocar dor ou desconforto. Segurar a pressão alguns alguns segundos e soltar devagar. O único cuidado é não ter unhas longas ou afiadas que possam ferir o umbigo.

Segundo mestre Zhou, permite manter saúde e melhorar funcionamento de órgãos e vísceras. Citou como exemplos: aliviar gastrite, refluxo, prisão de ventre, colite, prolapso anal; reduzir sonhos, polução noturna e frigidez.

Comentários do médico Wu Tou Kwang: Traduzi a técnica de livros chineses do mestre Zhou e fiz as adaptações necessárias. Considero uma técnica simples e eficiente. Tive feed-backs de vários terapeutas confirmando resultados positivos. Então, façam as massagens, terão muitos benefícios!

Wu Tou Kwang, médico geriatra, homeopatia e fitoterapia