DORES E INFLAMAÇÕES NA MEDICINA CHINESA

Na Medicina Oficial do Ocidente, dores e inflamações correspondem a “ites” e outros números do CID. São as tendinites, bursites, capsulites, fibromialgia, LER e DORT, incluindo também as contusões e hematomas. Todos são tratados com analgésicos, anti-inflamatórios e corticoesteroides. Cada medicamento com suas contraindicações, reações adversas e efeitos colaterais.

Para profissionais da Medicina Chinesa, incômodos e dores leves são consideradas Congestão de Qi (energia); dores fortes, fixas, com saliência tecidual e alteração de cor são consideradas Congestão de Xue (sangue).

TRIGRAMA DO TROVÃO

No Ba Gua (8 Trigramas), o Trigrama do Trovão simboliza movimento e agitação, está relacionado ao Fígado, portanto, chacoalha e circula Qi ou Xue. Dissolve saliências e alivia congestões (dores).

TRIGRAMA DA MONTANHA

O Trigrama da Montanha simboliza as saliências. Podem ser contraturas, inchaços, pápulas, placas, hematomas, contusões, inflamações, abscessos, cistos, tumores, cálculos etc.

Para resolver saliências, os líquidos, as células ou os tecidos do local precisam sair. Assim o Trigrama Montanha, ao reduzir congestões de Umidade-Muco, Qi e Xue, também tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

USO COMBINADO DE MONTANHA E TROVÃO

Nos artigos anteriores, sugeri usar somente um Trigrama, Trovão ou Montanha. Neste artigo, proponho aos terapeutas e pacientes utilizar combinando os dois Trigramas.

Mostrando uma combinação no punho, para tendinite de polegar

COMO APLICAR

Do mesmo jeito que os Trigramas isolados, desenhar direto na pele ou em micropore.

Avaliar depois de 1 a 2 minutos o resultado terapêutico em termos de dor e movimento. Usar 1 Trigrama de cada vez, e no fim, os 2 juntos. Deixar a alternativa que der melhor resultado.

Usar os Trigramas durantes vários dias.

AUTOR: Wu Tou Kwang – médico, pioneiro de várias Terapias Alternativas no Brasil; diretor do CEATA