E o Inverno chegou!!! Mas, como manter a Saúde no Inverno, de acordo com os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa???

Inverno e Saúde na MTC

O Frio e a Medicina Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) estudou a fundo as doenças provocadas pelos fatores climáticos da Natureza, e certamente o Inverno se caracteriza pelo fator climático frio.

No Inverno, o frio é o principal causador de doenças, que invade o corpo através das extremidades (mãos e pés) e dos poros da pele. Com isso, ele avança em direção aos órgãos internos pelos meridianos.

Consequentemente, nosso corpo tenta se defender e utiliza suas reservas de energia e de calor, para impedir que o frio se instale dentro de tecidos.

Mas, se a pessoa estiver com suas defesas enfraquecidas por stress, ansiedade, idade avançada, doenças pré-existentes, pouca roupa ou por consumo de alimentos frios, este frio facilmente penetra e dificulta a passagem de sangue e energia, o que causará dor e diminuição da função/atividade do corpo.

Por causa disso, várias doenças podem surgir, afetando a saúde.

Dicas de Inverno

Para manter a saúde no Inverno, a MTC recomenda algumas dicas:

1. Evitar a Invasão de frio no corpo: em outras palavras, se agasalhar adequadamente, pois o frio normalmente entra acompanhado do vento. Portanto, use lenços e cachecol, gola alta, meias de cano alto e sapatos fechados. Esse solzinho engana, pois ele não tem força para aquecer.

2. Evitar o desgaste desnecessário: tal como os ursos que hibernam no frio para não gastar a pouca energia que há no momento, precisamos desacelerar o ritmo e até pisar no freio mesmo. Por conta disso, recolher-se mais cedo, dormir mais horas, descansar mais.

3. Fazer escalda-pés: ou seja, encher uma bacia ou balde com água quente e colocar os pés, para eliminar o frio que já entrou no corpo.

Inverno e Saúde na MTC

Prática muito antiga, que já por si só traz uma sensação de relaxamento. Ele pode ser indicado para tratar vários problemas, como por exemplo insônia, stress, irritabilidade, depressão, cansaço físico e mental, má circulação, e até gripes e resfriados. Além disso, tem efeito revigorante, pois auxilia a eliminar toxinas através da pele.

Em resumo, o escalda-pés melhora a distribuição de Qi (Energia) pelo corpo, trazendo o Yang da cabeça (agitação, stress, excesso de pensamentos, insônia) para os pés, que são Yin e de natureza fria (auxilia na depressão, cansaço, má circulação).

Recomendações de ervas

Para deixar este momento melhor, pode-se colocar algumas ervas, com benefícios específicos. Estas ervas vão ajudar a manter a saúde no inverno:

a. Alfazema/ Lavanda: de sabor amargo, natureza fresca. Como resultado, regula a Mente (Shen), acalma o Fígado, relaxa o corpo e a Mente acelerada, revigora o Xue (Sangue).

Inverno e Saúde na MTC

b. Alecrim: de sabor amargo e picante, natureza morna. Ativa a circulação de Qi (Energia) e Xue (Sangue), ou seja, remove estagnações e elimina o frio, o que melhora as dores e inchaços causados, regula a Mente e melhora o raciocício, fortalece o Estômago e facilita a digestão.

Inverno e Saúde na MTC

c. Gengibre: picante, morno. Promove a transpiração e elimina o frio, enquanto isso, ativa a circulação de Qi (Energia), aquece TA Médio (parte digestiva, do centro do corpo), alivia a tosse, equilibra Ying Qi (Energia Nutritiva) e Wei Qi (Energia de Defesa), e além do mais, remove toxinas.

Inverno e Saúde na MTC

E se a água do escalda-pés cobrir até a altura das panturrilhas (batatas da perna), melhor ainda, porque nessa região encontram-se pontos de acupuntura muito importantes para aliviar as dores, melhorar a circulação de Qi (Energia) e Xue (Sangue), e acima de tudo, o fortalecimento geral.

Mais dicas sobre alimentos e ervas, de acordo com a Medicina Chinesa, você encontra no Instagram.

https://www.instagram.com/p/CBrTYqygQ6U/?utm_source=ig_web_copy_link