Como podemos comemorar as Festas de Fim de Ano, segundo a Dietoterapia Chinesa?
De acordo com a Dietoterapia Chinesa, as nossas refeições nessa época do ano devem ser mais leves, como por exemplo, com alimentos frescos, adequados para o nosso Verão.
Mas, como importamos muitos costumes do Hemisfério Norte, a Ceia de Natal e Ano Novo está recheada de alimentos mais pesados, de Energia Quente. Isto porque lá é Inverno, com baixíssimas temperaturas e até neve.
Medicina Chinesa e o Verão
Na Medicina Chinesa, o Verão é regido pelo elemento Fogo. Suas características são:
a. expansão,
b. luz,
c. crescimento,
d. o movimento alcança seu auge.
É a estação mais Yang, assim sendo, a sua emoção é a Alegria e está associada ao Coração.
Dietoterapia Chinesa e o Verão
Na Dietoterapia Chinesa, o Calor está no ápice, portanto devemos procurar alimentos de energia fresca e neutra, e evitar os quentes e os gelados.
As bebidas e os alimentos gelados dilatam o Estômago e reduzem a energia do Baço-Pâncreas, o que dificulta a digestão, a transformação e o transporte de Energia e Sangue pelo nosso corpo.
Os alimentos de Energia Quente, como os assados e fritos, aquecem demais o Sangue, e por isso podem provocar indisposição, dor de cabeça, dor e queimação no Estômago, diarréia, alergias e pruridos pela pele, além do desejo de ingerir bebidas geladas.
Festas de Fim de Ano e a Dietoterapia Chinesa
De acordo com a Dietoterapia Chinesa, nossa ceia para as Festas de Fim de Ano deve ser leve, com alimentos frescos e neutros, sem ser assados por muito tempo.
No Brasil temos uma riqueza de alimentos de Energia adequada para o momento, tais como peixes de carne branca, alface, agrião, rúcula, limão, tomate, azeite, pepino, brócolis, hortelã, inhame, entre outros.
Para sugestões de pratos para as Ceias de Fim de Ano, segue link do Insta
https://www.instagram.com/p/CI4IxO8J42w/
Aproveitem e Boas Festas